Se tem uma coisa que todos apaixonados por futebol concordam é que o charme dos campeonatos estaduais está nos clássicos. Afinal, é no torneio local que os clubes rivais se enfrentam pela primeira vez no ano. Neste fim semana, alguns dos principais estaduais reservaram clássicos emocionantes para os torcedores. Fla-Flu e Grenal terminaram empatados. Já nos clássicos cearense e mineiro, Galo e Ceará levaram a melhor. Confiram como foram os confrontos:
Fla x Flu:
Considerado o clássico mais charmoso do País, Fluminense e Flamengo fizeram, no sábado (8), o confronto de número 270 da história. Com um desempenho inferior ao esperado, de ambos os times, a partida terminou empatada sem gols. O resultado impediu que o time rubro-negro assumisse a liderança de maneira provisória e deixou a equipe tricolor bastante ameaçada na luta pelas semifinais do Campeonato Carioca.
O rubro-negro ganhou um desfalque de peso de última hora. O uruguaio Arrascaeta ficou fora dos relacionados. Com isso, Gerson foi deslocado para a meia e acabou fazendo um papel de destaque. Já do lado tricolor, quem se sobressaiu foi o zagueiro Ignácio. O defensor ganhou quase todos os embates contra o Bruno Henrique e não deixou o artilheiro ter chances de gol.
Com o empate, o Flamengo sobre para os 14 pontos, enquanto o Fluminense, na oitava colocação, fica com 11 pontos. Agora, o tricolor carioca precisa de uma combinação de resultados para conseguir a vaga nas semifinais. Já o Flamengo, com um jogo a menos, pode garantir a classificação apenas com uma vitória nos próximos três jogos.
Grenal:
Diferente do clássico carioca, no Sul, Grêmio e Internacional fizeram partida bem mais empolgante pelo Campeonato Gaúcho no último sábado (8). O confronto terminou empatado por 1 a 1, após um jogo tenso, com direito a expulsão polêmica do técnico colorado Roger Machado.
O gol gremista foi marcado aos 24 minutos do segundo tempo, de pênalti. Após cobrança de falta, a bola tocou no braço de Wanderson, que estava na barreira. Na cobrança, Braithwaite chutou forte e no meio do gol: 1 a 0.
A reação colorada foi quase imediata. Dois minutos depois, Alan Patrick cobrou escanteio pelo lado direito e Fernando testou firme na pequena área, manando a bola no alto. Tudo igual: 1 a 1.
Desta forma, o Grêmio manteve a liderança do Grupo A, com 11 pontos. O Internacional, ainda invicto, lidera o Grupo B, com 14 pontos. Os rivais continuam atrás do título gaúcho, com o tricolor tentando o inédito octacampeonato seguido, uma vez que venceu as últimas sete temporadas, desde 2017.
Ceará x Fortaleza:
Ainda no sábado (8), no chamado Clássico Rei, o Ceará derrotou o Fortaleza por 2 a 1 pela quinta rodada do Campeonato Cearense. Com a vitória, o Vozão quebrou a invencibilidade do rival e segue 100% no torneio.
Os gols do Ceará saíram ainda na primeira etapa. Lucas Mugni, aos 16 minutos da etapa inicial, cobrou com perfeição uma falta da lateral direita de ataque, surpreendendo o goleiro João Ricardo. Na sequência, aos 25, Pedro Henrique ampliou o placar. Apenas aos 27 minutos da etapa final o Leão do Pici conseguiu reagir com gol de Lucero, após marcação de penalidade máxima.
Na liderança do Grupo A, o Vozão alcançou os 15 pontos. No Grupo B, o Fortaleza continua com 12 pontos, mas ainda com folga na liderança da chave.
Galo x Raposa:
Já neste domingo (9), em Minas Gerais, Cruzeiro e Atlético fizeram o primeiro clássico oficial de 2025, já que haviam se enfrentado apenas em torneio de pré-temporada nos Estados Unidos. O Cruzeiro, até então favorito, viu sua teórica vantagem ir por água abaixo após expulsão do atacante Gabigol. O time comandado por Cuca saiu com a vitória de 2 a 0 em cima do rival.
A expulsão de Gabigol, ainda no primeiro tempo, aconteceu por conta de uma cotovelada em Lyanco. Após o cartão vermelho, o Atlético dominou quase toda a partida e venceu sem sustos. Os gols foram marcados pelo artilheiro Hulk, aos 9 e aos 41 minutos do segundo tempo.
Agora o Atlético, que foi a 13 pontos, depende apenas de si para avançar à semifinal. Do outro lado, o Cruzeiro segue líder do Grupo C, e mesmo com a derrota, já garantiu a vaga.
Antes do clássico, lamentáveis cenas de brigas entre torcedores do lado de fora do estádio resultaram em dois feridos e dezenas de presos.
*Com informações do Estadão Conteúdo