Se você estiver em São Paulo durante as primeiras semanas do mês de fevereiro, não deixe de dar uma passada na Japan House e conferir as exposições em cartaz, além de participar das diversas atividades que a casa oferecerá durante o período.
Iniciando a programação do mês, a JHSP oferece visitas mediadas à exposição A vida que se revela, que ocorrerá no dia 12 de fevereiro com sessões às 11h e às 15h. Durante a atividade, os visitantes poderão conhecer mais sobre os trabalhos das fotógrafas Tokuko Ushioda (1940) e Rinko Kawauchi (1972), que retrataram seus cotidianos familiares ao longo dos anos.
A exposição Princípios japoneses: design e recursos também conta com visitações, desta vez com o Educativo da JHSP nos dias 6 e 13 de fevereiro, às 11h e às 15h; e dia 8 de fevereiro, às 11h. Será possível explorar projetos voltados para a sustentabilidade e o máximo aproveitamento de recursos e materiais, feitos por 14 criadores japoneses.
Além disso, serão abordadas iniciativas de valorização de técnicas tradicionais nipônicas, como o bashōfu (tecido feito a partir da fibra de bananeira), o aizome (técnica de tingimento natural com índigo) e o kayabuki (tradicionais telhados de casas japonesas feitos comumente de palha), além da importância da filosofia mottainai na cultura japonesa, que pode ser traduzida como o “não desperdício”, o que norteia todo o conceito da exposição, em cartaz no andar térreo da Japan House até 4 de maio.
Já neste sábado (8), às 15h, ocorrerá a palestra Nausicaä do Vale do Vento e o Fim do Mundo, que será ministrada pelo professor Victor Hugo Kebbe. Durante o encontro, que será realizado de forma híbrida (presencialmente na sede da instituição e com transmissão ao vivo no canal do YouTube da JHSP), serão discutidas questões ambientais e sociais abordadas na animação Nausicaä do Vale do Vento (Studio Ghibli, 1984), de Hayao Miyazaki, conectando-as ao cenário atual da crise climática mundial, em um contraponto ao imaginário apocalíptico apresentado no universo de Nausicäa.
Ainda, a conversa se aprofunda nos temas presentes na exposição Princípios japoneses: design e recursos, focando na reutilização e aproveitamento dos recursos naturais do mundo. Para participar da palestra presencialmente, é necessária inscrição prévia pelo site.
No domingo (9), a programação é voltada para a criançada. A Japan House promove a Oficina Infantil Brinquedos de Papelão, com sessões às 11h e às 14h. Os pequenos irão explorar o conceito mottainai e criarão brinquedos a partir de caixas e tubos de papelão. Para participar presencialmente da atividade que discutirá temas ligados à sustentabilidade, reutilização de materiais e desperdício, também é necessário realizar inscrição prévia pelo site.
Para os amantes da gastronomia asiática, o Restaurante Aizomê, localizado no segundo andar da casa, criou uma nova versão do korokke (croquete japonês) utilizando o okara, resíduo rico em nutrientes obtido no processo de fabricação do tofu a partir do leite de soja. No entanto, esse ingrediente é comumente descartado ao fim do processo de produção do korokke.
Na próxima semana, os entusiastas da fotografia e das artes da cena também têm vez na Japan House. A dica é participar da experiência A vida que se revela: Corpo, Imagem, Histórias, no dia 15 de fevereiro, às 10h30. Os participantes serão convidados a explorar as fotografias da mostra, por meio de práticas de corpo e voz, compartilhando histórias a partir dos temas capturados nas imagens de Rinko Kawauchi e Tokuko Ushioda. Para participar da experiência presencialmente, é necessária inscrição prévia pelo site.
No mesmo dia, porém às 15, o Ciclo de Mangá promoverá uma discussão sobre os temas abordados no mangá Silver Spoon, da mangaká Hiromu Arakawa, que narra os acontecimentos da vida de Yugo, um garoto que decide estudar em uma escola agrícola no interior da província de Hokkaido, imaginando que seria um meio mais fácil de entrar em uma faculdade.
Quando as aulas começam, no entanto, ele descobre que a realidade da escola não era exatamente como pensava, e precisa lidar com relações familiares complexas e suas próprias decisões para o futuro. A obra foi publicada no Brasil em 2021 pela editora JBC. Para participar do evento presencialmente, é necessária a inscrição prévia pelo site da Japan House.
Serviço
Japan House São Paulo
Endereço: Avenida Paulista, 52 – São Paulo, SP
Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 10h às 18h e sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h.
Entrada gratuita
Reserva online (opcional) pelo site
Exposição A vida que se revela
Período: até 13 de abril de 2025
Exposição Princípios japoneses: design e recursos
Período: até 4 de maio de 2025
Visitas mediadas à exposição A vida que se revela (presencial)
Quando: 12 de fevereiro, às 11h e às 15h
Local: segundo andar da JHSP
Gratuito sem necessidade de inscrição prévia
Visitas mediadas à exposição Princípios japoneses: design e recursos (presencial)
Quando: 6 e 15 de fevereiro, às 11h e às 15h; e 8 de fevereiro, às 11h
Local: andar térreo da JHSP
Gratuito sem necessidade de inscrição prévia
Palestra Nausicaä do Vale do Vento e o Fim do Mundo (Híbrido)
Quando: 8 de fevereiro, às 15h
Duração: 90 minutos
Gratuito mediante inscrição prévia pelo site. Vagas limitadas.
Transmissão ao vivo no Youtube
Oficina infantil Brinquedos de Papelão (presencial)
Quando: 9 de fevereiro, às 11h e às 14h
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: crianças entre 4 e 12 anos acompanhadas por adultos
Gratuito mediante inscrição prévia pelo site. Vagas limitadas.
Experiência A vida que se revela – corpo, imagem, histórias (presencial)
Quando: 15 de fevereiro, às 10h30
Duração: 120 minutos
Classificação indicativa: a partir dos 14 anos
Gratuito mediante inscrição prévia pelo site. Vagas limitadas.
Ciclo de Mangá (Presencial)
Silver Spoon, de Hiromu Arakawa
Quando: 15 de fevereiro, às 15h
Duração: 90 min
Vagas limitadas. Participação mediante inscrição prévia pelo site.
Participantes até 15 anos de idade devem estar acompanhados por um adulto responsável.