GPS Brasília comscore

Orquestra Petrobras Sinfônica promete surpreender público com concertos pop em Brasília

Em conversa com o GPS|Brasília, maestro da orquestra revela curiosidades sobre os bastidores

Dois concertos como você nunca imaginou. Nada de uma orquestra tocando Mozart, Beethoven ou Chopin, mas, sim, os clássicos do rock brasileiro e até mesmo a trilha sonora de clássicos jogos de videogame. Assim será o repertório tocado pela Orquestra Petrobras Sinfônica em duas apresentações no dia 9 de fevereiro em Brasília.

O grupo realiza dois concertos na capital federal, em uma turnê que passa por quatro regiões do País em celebração aos 50 anos da orquestra. Sob a batuta do maestro Felipe Prazeres, que conversou exclusivamente com o GPS|Brasília, a turnê tem a missão de democratizar o acesso à música de concerto, bem como desmistificá-la em diferentes formatos por todo o Brasil.

O Concerto Multiplayer ocorre às 16h no Auditório Planalto do Centro de Convenções Ulysses e tem como repertório a trilha sonora de grandes games, desde os jogos clássicos até os mais atuais, passando por Super Mario Bros., Sonic e The Legend of Zelda, até os mais modernos, como Fortnite.

Escolhemos alguns jogos emblemáticos, que fazem parte da nossa memória. São músicas a partir das quais o público vai resgatar memórias da infância, ou mesmo momentos divertidos com os filhos”, destaca o maestro, que entrou na orquestra como spalla (violino) e hoje rege o grupo.

Orquestra Petrobras Sinfônica promete surpreender público com concertos pop em Brasília

Foto: Tom Costa

Na Trilha do Rock será realizado às 19h do mesmo dia e traz clássicos do rock e do pop nacionais, porém com uma roupagem sinfônica. Durante a apresentação, o maestro convida o público a entoar hits de grandes bandas, como Engenheiros do Hawaii, Biquini Cavadão, Kid Abelha, Legião Urbana e Paralamas do Sucesso.

Montamos um repertório pensando em atingir um público que irá se reconhecer nas músicas tocadas. Ao longo das apresentações, abordamos curiosidades, variedades e as infinitas possibilidades da orquestra, a tirando desse lugar de ser algo elitista”, comenta Prazeres.

Orquestra Petrobras Sinfônica promete surpreender público com concertos pop em Brasília

Ele conta, ainda, que para esse concerto há dois elementos especiais e únicos: o uso da bateria e do baixo elétrico, essenciais ao tocar as músicas de rock. “Essa mistura mostra a grande variedade que uma orquestra sinfônica pode proporcionar em termos de timbre”, ressalta.

Sobre essa mistura de estilos, o maestro percebe que é uma forma de atrair novos públicos para os concertos de orquestra sinfônica. “E funciona muito”, revela. “Sentimos um efeito muito positivo dessa quantidade de concertos diferentes que a orquestra vem realizando”, admite.

Com esses shows, mostramos a orquestra sinfônica como um instrumento que não está necessariamente ligado a um repertório pré-estabelecido, de música de concerto”, explica Prazeres. “O espetáculo promete ser uma experiência divertida para todas as idades, unindo gerações por meio da música e da nostalgia.

Orquestra Petrobras Sinfônica promete surpreender público com concertos pop em Brasília

Foto: Renato Mangolin

Nascido em meio ao universo da música de concerto, Felipe Prazeres é filho do maestro fundador da Orquestra Petrobras Sinfônica. “Me sinto muito à vontade aqui, pois cresci engatinhando entre as estantes de uma orquestra. Meu pai me deixou esse legado”, relembra. 

Ele conta que começou os estudos musicais com o piano, mas foi o violino que escolheu como ofício. Entrou para a orquestra antes regida pelo pai com 17 anos como spalla, o primeiro violinista de uma orquestra, posição que ocupou até o final de 2024. No entanto, é maestro desde 2012.

É uma jornada sem fim, porque sempre podemos fazer melhor e é muito desafiador atuar como regente”, revela. “Mas, vindo de uma família de maestros, exerço esse ofício com muita alegria. Sinto-me muito honrado de estar à frente da Orquestra Petrobras, que é uma das principais da América Latina”, observa.

Orquestra Petrobras Sinfônica promete surpreender público com concertos pop em Brasília

Felipe Prazeres

Serviço
Concerto Multiplayer
Data: 9 de fevereiro, domingo, às 16h
Local: Auditório Planalto – SDC – Ulysses Guimarães
Ingressos aqui 

Na Trilha do Rock
Data: 9 de fevereiro, domingo, às 19h
Local: Auditório Planalto – SDC – Ulysses Guimarães
Ingressos aqui

Veja também

Republicano assumiu a presidência dos Estados Unidos com direito a …

No dia 20 de janeiro é comemorado o Dia Internacional …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 41

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI