O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, anunciou uma novidade que une elegância e tradição ao universo jurídico. A Corte agora conta com gravatas e lenços personalizados, que passam a integrar o dress code oficial e também serão oferecidos como lembrança em visitas institucionais realizadas pelos ministros.
O comunicado foi realizado durante a abertura da sessão plenária da quinta-feira (6), quando todos os ministros usavam a gravata, enquanto a ministra Cármen Lúcia vestia o lenço. Barroso denominou a novidade como STF Fashion. “Nós lançamos uma gravata do Supremo Tribunal Federal, que todos estamos utilizando, e, para as mulheres, um lenço belíssimo, como o que está com a ministra Cármen Lúcia”, anunciou Barroso.
O presidente do STF destacou que os itens não se tratam apenas de acessórios, são brindes institucionais, uma forma simbólica e elegante de retribuir presentes recebidos em visitas oficiais.
“Nós recebemos muitas visitas ou visitamos lugares em que as pessoas nos dão presentes. E, portanto, foi uma forma que nós encontramos, gentil, de retribuir os eventuais presentes que recebemos com uma gravata que tem o símbolo do Supremo Tribunal Federal e que, se permitirem aí, modéstia à parte, ficou muito bonitinho”, disse.