Um avião de pequeno porte caiu por volta das 7h20 desta sexta-feira (7) na Avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo. O acidente deixou pelo menos duas pessoas mortas e outras seis feridas. A via segue interditada na altura do número 1.874. A aeronave estava no nome do empresário gaúcho Márcio Louzada Carpena, que de acordo com o Corpo de Bombeiros, estava a bordo. Dois corpos carbonizados foram encontrados dentro da aeronave, um deles era do empresário e o outro do piloto.
Márcio Carpena é sócio da Carpena Advogados Associados, escritório especializado em contencioso civil, com atuação nos Tribunais Regionais, Estaduais e Superiores, além de institutos de mediação e arbitragem. Ele também possui experiência nas áreas de direito societário, contratual e operações estruturadas.
Um motociclista que passava pelo local foi atingido por destroços e ficou ferido, assim como o motorista de um ônibus atingido na queda. Ainda não há informações sobre o estado de saúde deles.
Testemunhas relataram um forte barulho de explosão no momento da queda, seguido por uma grande nuvem de fumaça preta que pôde ser vista à distância.
A aeronave, um King Air F90 com capacidade para oito passageiros, decolou do aeroporto Campo de Marte às 7h15 com destino a Porto Alegre. Segundo testemunhas, o piloto tentou realizar um pouso de emergência na avenida, mas não conseguiu evitar a queda.
O avião atingiu um ônibus da Viação Santa Brígida, prefixo 732, que pegou fogo após o impacto. De acordo com a SPTrans, o veículo não transportava passageiros no momento do acidente.
As causas da queda ainda são desconhecidas. A Polícia Civil e órgãos aeronáuticos irão investigar as circunstâncias do acidente e eventuais responsabilidades.
Clique e veja vídeo do momento da queda
Investigação da FAB
Investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV) foram acionados nesta sexta-feira (7) para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PS-FEM, em Barra Funda, São Paulo.
A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que a investigação segue procedimentos técnicos conduzidos pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), com foco na coleta e preservação de dados, verificação de danos e levantamento de informações sobre o incidente.
A ocorrência estará disponível para consulta no Painel SIPAER, plataforma online do CENIPA que permite acompanhar o andamento das investigações e acessar dados sobre acidentes aeronáuticos. O órgão destacou que a conclusão do caso dependerá da complexidade da análise, mas que a prioridade é prevenir novos incidentes semelhantes.
*Em breve novas atualizações