Um Natal daqueles para deixar os **brasilienses bem felizes, tanto consumidores quanto lojistas**. Afinal, de acordo com um estudo feito pelo **Instituto Fecomércio-DF (IF-DF)** as vendas poderão **crescer 23%** em relação ao ano passado. A expectativa geral de arrecadação no comércio da capital em 2022 é de **R$ 820 milhões**, com ticket médio na faixa de **R$ 343,62** por parte dos consumidores. Em 2021, o preço médio dos presentes ficou, de fato, em R$ 211, conforme pesquisa pós-vendas.
Ainda de acordo com o IF-DF, **70,4% dos entrevistados irão presentear alguém** durante a data. Esse índice também foi menor em 2021, com registro de 67,79%. Cerca de **74,5% dos empresários** acreditam que as vendas serão melhores agora. No ano passado, o mesmo indicador bateu 69,92%. O pessimismo repetiu a marca histórica de 2021 – apenas 0,8% acreditam que as vendas serão menores neste ano, como mostra a tabela abaixo.
![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Foco_Natal1_7e37a908a8.jpg)
>“O Natal é a melhor data comemorativa para o comércio em todo o país. Pelo visto, este ano não será diferente. Além da injeção do 13º salário, tivemos deflação e redução nos índices de desemprego nos últimos meses. Se compararmos o nível de ocupação com o ano passado, esses números são ainda melhores. Com isso, a intenção de consumo das famílias aumentou e a confiança do empresário registrou altas seguidas desde abril deste ano, de acordo com pesquisas da Confederação Nacional do Comércio (CNC). Esse conjunto de fatores nos faz acreditar que o Natal deste ano será realmente muito bom para o comércio”, avalia o presidente do Sistema Fecomércio-DF, diante de um cenário que reflete claramente a retomada da economia no período pós-pandemia.
**Consumidores**
O **ticket masculino** apresentou maior valor durante a pesquisa: **R$ 387,49** contra R$ 307,90 das mulheres. Segundo os consumidores, as **compras no débito serão mais comuns** neste Natal, com 37%, seguidas por dinheiro, 29,7%. Dessa forma, 66,7% pretendem quitar as compras imediatamente. No ano passado, a opção mais mencionada foi o crédito, com (42,57%).
“_Segundo pesquisa da CNC, 86,8% das famílias do DF tem alguma dívida, sendo o cartão de crédito (79%) o principal motivo isso. Acreditamos que neste Natal as pessoas irão preferir quitar logo suas contas a estendê-las, já que estão com o cartão de crédito comprometido e talvez não queiram estender a dívida para o próximo ano_”, estima Aparecido.
![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Design_sem_nome1_59ce60b90f.jpg)
A amostra de consumidores da pesquisa contemplou **52% de mulheres**. Elas estão **mais dispostas a comprar um presente** (75% contra 65% dos homens). Dos 29,6% geral que não tem intenção de presentear, a maioria relatou dificuldades financeiras (55,9%) e desemprego (14,9%). Outros 13,7% disseram que não gostam de presentear e 12,4% não tem a quem presentear.
![Foto: Alin Surdu / Unsplash](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/alin_surdu_j_F_Ezhb_UP_5s_unsplash_8d905712ea.jpg)
As lojas físicas de **shopping (37,3%) e camelôs/feiras (20,9%)**, por exemplo, serão os locais mais utilizados para a compra do presente de Natal de 2022. Juntos somam 58% do total, à frente das lojas de rua (20,63%) e da internet (16,7%). E entre os itens mais procurados para presentear estarão as **roupas (31,07%)**, seguidas pelos **calçados (22,78%)**, os cosméticos e perfumes (15,54%). Os dados foram coletados entre os dias **21 de setembro e 25 de outubro**, com amostragem de **544 consumidores e 501 lojistas**.
![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Foco_Natal3_b9864b1ae6.jpg)
**Lojistas**
Para obter representatividade na pesquisa, o estudo **priorizou segmentos diretamente impactados pela data** comemorativa. Foi levado em consideração, ainda, o **porte do estabelecimento e a região administrativa** onde a loja está localizada.
O **ticket médio esperado pelos lojistas ficou em R$ 245,15** – com aumento de 26% em relação ao valor de 2021 (R$ 194,47). A maioria dos lojistas (67,1%) declarou que vai utilizar alguma estratégia para aumentar as vendas, destacando-se a diversidade de produtos (19,46%) e a divulgação (18,41%), como as estratégias a serem mais adotadas.
Já **a maioria dos lojistas (91,2%) indicou que irá manter os preços dos produtos** em relação aos preços do ano passado. A expectativa média entre aqueles que irão ajustar o valor das mercadorias é de acréscimo de +11,2% nos preços. As justificativas para o reajuste na tabela são repasse para o fornecedor (95.4%) e aumento do dólar (4.6%).
![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Foco_Natal4_d960f19904.jpg)
**Metodologia**
Os dados foram coletados entre os dias **29 de setembro e 25 de outubro** de 2022. A **abordagem** de consumidores se deu de forma **aleatória**, em diferentes pontos de circulação do DF, resultando em uma amostra de 544 respondentes.
A abordagem aos **lojistas, direcionada aos proprietários e gerentes**, se deu de forma **telefônica**, compreendendo uma amostra de 501 empresas de diferentes segmentos, concentradas em várias regiões do DF.