GPS Brasília comscore

Aparelho invisível pode tratar os dentes mais rápido que o fixo

A tecnologia é importada, mas o tratamento mais eficaz e confortável que o padrão utilizado pela odontologia moderna

Compartilhe:

Com quase um terço dos brasileiros necessitando de correção de problemas dentários, dados de 2016 do Ministério da Saúde já apontavam que até 35% da população precisa utilizar o aparelho ortodôntico. Além disso, cerca de 40 a 50% dos pacientes tratados possuem mais de 30 anos.

Mas quem já consumiu muito da cultura pop entende. Só o adulto que já utilizou aparelho fixo durante a adolescência sabe o drama de tentar não sorrir para as fotos que vão registrar um momento feliz, seja ao lado de amigos e/ou família. Visando uma transição mais suave para quem lida principalmente com imagem pública (ou que simplesmente só sofre de timidez), a clínica Implantec deu um passo à frente do mercado de odontologia regional, e transformou a forma com que atende seus clientes e, principalmente, de fazer com que seus pacientes se sintam extremamente confortáveis durante o tratamento.

![Rodrigo Braga e o scanner iTero (Foto: Divulgação)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Rodrigo_Braga_e_o_scanner_i_Tero_Foto_Divulgacao_414ab85612.jpeg)

>”Normalmente o tratamento é bem mais rápido que no método tradicional”, reflete o dentista Rodrigo Braga. “É recomendado para quase todos os tipos de pacientes, principalmente crianças, enquanto a formação óssea ainda está sendo feita. É muito fácil da criança se adaptar a ele”, afirma.

Trata-se de propostas como o caso do Invisalign, um conhecido aparelho ortodôntico invisível, que deixou para trás os antigos fios de ferro que ligavam os brackets e corrigiam sua mordida. Mas que, dessa vez, pode ser removido, além de proporcionar um tratamento mais eficaz, e recomendado para todos os tipos de pacientes, incluindo crianças.

>”O alinhador invisível é um aparelho ortodôntico, removível, e externo. Ele faz as mesmas funções de um aparelho fixo, e tem algumas vantagens em relação a velocidade de tratamento, conforto e estética. É um aparelho que você pode remover e fazer uma perfeita higienização dos dentes, sem ter necessariamente um aparelho próprio pra isso. Tem a questão do conforto porque não tem os fios aramados, que podem se soltar ou machucar a bochecha”, explica o dentista Rodrigo Braga. “Ele faz as mesmas movimentações que um aparelho convencional faria”, conclui.

![Invisalign (Foto: Divulgação)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Invisalign_Foto_Divulgacao_d1ba90d5cc.jpeg)

Isso faz com que sejam inúmeras as adesões ao tratamento, já que na hora da primeira consulta a clínica faz o planejamento e projeto em questão, mostrando ao paciente como seria a simulação do antes e depois do aparelho. Tudo isso graças ao scanerr iTero, que sequencia, simula e reproduz adequadamente a arcada dentária da pessoa analisada. Assim, o paciente recebe as placas transparentes para troca semestralmente, facilitando o tratamento.

>”O nosso, o Invisalign, é feito após o scanner intraoral, chamado iTero. Fazemos uma filmagem da arcada do paciente, do registro de mordida, e o software faz uma simulação imediata de como ficaria o antes e depois do tratamento ortodôntico. Fazemos essa simulação com a apresentação para o paciente do resultado final. O aparelho é feito de uma tecnologia termoplástica, que é uma sequência de placas transparentes que movimentam os dentes a medida que acontece a troca das placas”, analisa Braga. “Ele é um aparelho fabricado fora do país, então fazemos um planejamento e todo um projeto. É feita a confecção dessas placas, que é entregue ao paciente semestralmente”, ressalta.