GPS Brasília comscore

Alcolumbre assume presidência do Congresso, manda recado ao STF e defende diálogo entre Poderes

Senador destacou importância da harmonia institucional e defende autonomia do Legislativo na distribuição de emendas

 Como novo presidente do Senado, o senador Davi Alcolumbre (União-AP), ressaltou a importância do diálogo entre os Poderes e defendeu a autonomia do Parlamento, especialmente no que diz respeito à destinação de emendas parlamentares.

O amapaense tomou posse, nesta segunda-feira (3), como novo presidente do Congresso Nacional durante a abertura do novo ano legislativo.

Alcolumbre assume, mais uma vez, o comando do Legislativo Federal, cargo que já ocupou entre os anos de 2019 e 2021, após o fim do mandato como presidente de Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Recado ao Judiciário

No discurso, Alcolumbre pontuou que a recente polêmica sobre emendas parlamentares evidencia a necessidade de respeito mútuo entre as instituições.

As decisões do Supremo Tribunal Federal devem ser respeitadas, mas é igualmente indispensável garantir que este Parlamento não seja cerceado em sua função primordial de legislar e representar os interesses do povo brasileiro, inclusive, levando recursos e investimentos à sua região”, declarou.

O novo chefe do Legislativo reforçou que o Congresso é a base da democracia e que a tomada de decisões deve priorizar o consenso.

Mas quando ele for impossível, que se respeite a vontade da maioria, permitindo que ela se expresse e delibere, sempre garantindo a proteção do direito das minorias manifestarem suas divergências”, completou.

Solenidade reúne autoridades dos Três Poderes

A cerimônia de posse contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, além dos ministros Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, também participou do evento.

Representando o Executivo, compareceram Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Rui Costa (Casa Civil), Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública) e Márcio Macedo (Secretaria-Geral da Presidência). 

Antes da sessão, houve um ato externo com participação de tropas das Forças Armadas, execução do Hino Nacional e salva de 21 tiros de canhão.

Seguindo o protocolo, Alcolumbre passou em revista às tropas antes de subir a rampa do Congresso, onde foi recepcionado por parlamentares e autoridades dos demais Poderes.

Durante a sessão, foi lida a mensagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), destacando os avanços do governo nos últimos dois anos e citando a realização da COP30, em novembro, em Belém (PA).

O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, também se pronunciou, reforçando a necessidade de diálogo entre os Poderes. “Pensamento único só existe nas ditaduras. A característica da democracia é a conversa e a capacidade de diálogo, de colocar argumentos na mesa”, afirmou.

 

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Do brunch à sobremesa, da caça aos ovos a menus …

Harmonizações de vinhos para os pratos salgados e chocolates para …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.