Morreu na manhã desta segunda-feira (3) Eurides Brito, professora, ex-deputada distrital e federal pelo DF. A notícia foi confirmada ao GPS|Brasília pelo colega de partido e ex-deputado federal Tadeu Filippelli. Ainda não há informações referentes a causa da morte, mas ela estava internada na UTI do Hospital Santa Lúcia desde o fim de dezembro.
Eurides exerceu o mandato como deputada federal de 1991 a 1993. Já como deputada distrital, atuou por duas vezes consecutivas: de 1999 a 2002 e de 2003 a 2006. Entre outros cargos públicos que ocupou, os mais relevantes foram como Secretária de Educação do DF e presidente do Movimento Democrático Brasileiro (MDB-DF).
“A professora Eurides, companheira de MDB, foi uma figura dedicada e formuladora da estrutura educacional do DF. Ela contribuiu significativamente para a formação de uma geração e deixa um legado de compromisso com a educação do DF. Essa mesma história se repete na vida politica como deputada federal, distrital e dirigente partidária do MDF e da Fundação Ulisses Guimarães”, afirmou Tadeu Filippelli ao GPS|Brasília.
A ex-parlamentar tinha uma ampla formação acadêmica. Ela era formada em pedagogia, geografia e história pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Ela também fez pós-graduação em Educação pela Univ. do Brasil no Rio de Janeiro; doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); e pós-Doutorado em Administração da Educação pela Univ. da Califórnia.