O ex-governador de Minas Gerais Newton Cardoso, de 86 anos, morreu na madrugada deste domingo (2) em Belo Horizonte. Ele estava internado em um hospital da capital. A causa da morte não foi informada. O falecimento do político foi comunicado por seu filho, o deputado federal Newton Cardoso Jr. (MDB-MG), em publicação nas redes sociais.
— Newton Cardoso Jr. (@newton1510) February 2, 2025
Com profunda tristeza e uma imensa dor no coração, comunicado o falecimento do meu querido pai, Newton Cardoso, que nos deixou nesta madrugada do dia 2 de fevereiro, aos 86 anos”, escreveu o deputado.
Nascido em Brumado, na Bahia, “Newtão”, como era conhecido, governou o estado entre 1987 e 1991, além de ocupar o cargo de vice-governador durante o mandato de Itamar Franco (MDB), entre 1999 e 2003. Ele também foi prefeito de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, por três mandatos, além de deputado federal. O ex-governador foi um dos fundadores do MDB, em 1966, partido ao qual foi filiado durante toda a carreira política.
Luto de três dias
Segundo nota divulgada pelo governador Romeu Zema (Novo), o Estado vai decretar luto oficial de três dias. A previsão é que o velório ocorra nesta segunda-feira (3), no Palácio da Liberdade, antiga sede do governo.
Minas Gerais perde uma personalidade marcante. Newton Cardoso teve uma longa jornada na política, iniciada ainda quando jovem, e sempre se destacou por sua capacidade de diálogo, carisma e resiliência”, diz a nota publicada por Zema.
Lula posta pesar
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou, neste domingo (2), a morte do ex-governador de Minas Gerais Newton Cardoso (MDB), de 86 anos. Em mensagem na rede social X (antigo Twitter), Lula ressaltou a trajetória do político mineiro como um “importante opositor da ditadura” e um dos fundadores do Movimento Democrático Brasileiro (anteriormente com a sigla PMDB) no Estado.
O advogado e empresário ajudou a fundar o MDB de Minas Gerais e foi um importante opositor da ditadura, tendo sido eleito deputado federal, prefeito mais de uma vez de Contagem e governador do Estado. Meus sentimentos aos familiares e amigos”, destaca a mensagem do presidente.
Hoje, a Liderança do MDB na Câmara também fez uma manifestação, relatando que Newton Cardoso “foi um incansável defensor dos interesses de sua região e, em especial, dos mais necessitados”. Em nota do dia 31 de janeiro, os familiares do ex-governador de Minas Gerais haviam afirmado que Newton estava em quadro clínico que “inspirava cuidados”, com internação nos últimos dias.