GPS Brasília comscore

Caixa Cultural Brasília inaugura exposição sobre história da arte

Mostra reúne obras de 73 artistas brasileiros na Galeria Vitrine

Nesta terça-feira (4), às 19h, a Caixa Cultural Brasília abre as portas para a exposição História(s) da arte brasileira multiplicidade da coleção Moraes e Oliveira. A mostra traz uma seleção de obras do acervo privado dos colecionadores Onice Moraes e José Rosildete de Oliveira, construído ao longo de 30 anos de pesquisas e aproximações com artistas, curadores e instituições culturais. 

Com curadoria de Renata Azambuja e curadoria adjunta de Emerson Dionísio, a exposição ocupa a Galeria Vitrine e reúne obras de 73 artistas brasileiros contemporâneos, cujas produções remontam desde a década de 1960. A seleção destaca questões sociais e artísticas exploradas por meio de suportes e linguagens inovadoras. A mostra estará em cartaz até o dia 13 de abril, com visitação de terça a domingo, das 9h às 21h.

Obra de João Angelini

Pintura de Rubens Gerchman

Esta é a primeira vez que o público poderá apreciar um recorte significativo e diversificado da coleção Moraes e Oliveira. Algumas das obras já haviam sido exibidas em exposições individuais ou coletivas em instituições como o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Museu de Arte de São Paulo (MASP) e Museu Nacional da República.

A exposição está organizada em cinco núcleos temáticos: Primeiras Aquisições (1995-2005), Percursos da Linha, Corpóreos, Vistas e Fronteiriços. Cada núcleo apresenta obras de diferentes artistas, com alguns participando de mais de um grupo. Entre os nomes destacados, estão Amilcar de Castro, Athos Bulcão, Carlos Vergara, Rubem Valentim, Leda Watson, Franz Krajcberg, Nelson Félix, Adriana Vignoli e Siron Franco.

A coleção de Onice e José Rosildete teve início na fundação da Referência Galeria de Arte, em Brasília, em 1995. O objetivo era se aproximar de artistas e difundir a produção artística do Centro-Oeste, além de fomentar o colecionismo de arte na região. 

A roupa nova do rei, de Christus Nóbrega

Performance, de Dalton Paula

A curadora Renata Azambuja destaca a singularidade, que reflete uma vivência imersiva no mundo da arte: “Os colecionadores são galeristas atentos às mudanças do mercado e às estratégias curatoriais. O acervo, com 900 peças, permite múltiplos percursos e visões, refletindo a diversidade da produção artística brasileira, especialmente de Brasília e do Centro-Oeste”, diz. 

Serviço

História(s) da arte brasileira | multiplicidade da coleção Moraes e Oliveira – Mostra coletiva

Abertura: terça 04/02, às 19h

Visitação: até 13/04, de terça a domingo, das 9h às 21h

Onde: Galeria Vitrine – Caixa Cultural Brasília

Classificação Indicativa: Livre

Entrada: Gratuita

 

Veja também

Entenda as diferenças entre os medicamentos, suas indicações, benefícios, riscos …

Álcool é frequentemente associado à descontração e à socialização, mas …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 41

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI