GPS Brasília comscore

Bandeira tarifária segue verde em fevereiro e contas de luz não terão cobrança extra

Medida reflete boas condições dos reservatórios e garante estabilidade nas tarifas pelo terceiro mês consecutivo

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (31) que a bandeira tarifária para fevereiro permanecerá verde, o que garante não haver acréscimos na conta de energia dos consumidores.

Segundo a agência, os bons índices de chuvas e a recuperação dos reservatórios permitiram a manutenção da tarifa sem custos adicionais.

De acordo com comunicado divulgado pela Aneel, “o volume de chuvas e as boas condições dos níveis dos reservatórios garantiram a bandeira verde para o mês de fevereiro”.

O modelo tarifário segue inalterado desde dezembro, mantendo-se sem reajustes para os consumidores residenciais.

Entenda

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 e tem o objetivo de informar os consumidores sobre as condições de geração de energia elétrica no país.

O modelo leva em conta fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis e o acionamento de usinas termelétricas, que possuem custos mais elevados de operação.

As bandeiras tarifárias seguem uma escala de cores: verde, amarela e vermelha (patamares 1 e 2), sendo a verde a mais favorável, sem custos extras na conta de luz. Antes da adoção do sistema, as variações no custo da geração eram repassadas aos consumidores somente no reajuste tarifário anual.

Com a manutenção da bandeira verde em fevereiro, a Aneel estende para três meses consecutivos (dezembro, janeiro e fevereiro) o período sem cobranças adicionais na tarifa de energia elétrica.

Apesar do cenário favorável, a Aneel reforça a importância de manter hábitos de consumo consciente. “A Aneel reforça que, mesmo que as condições de geração sejam favoráveis, é necessário continuar com hábitos de consumo consciente para evitar desperdícios e contribuir para a sustentabilidade do setor elétrico”, destaca a agência.

Veja também

Entenda as diferenças entre os medicamentos, suas indicações, benefícios, riscos …

Álcool é frequentemente associado à descontração e à socialização, mas …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 41

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI