O sul da Bahia promete paisagens, sensações, imersão à cultura, tranquilidade, paz e muito mais. Por isso, o GPS ON THE ROAD, o quadro que te mostra hospedagens incríveis pelo Brasil, foi até Caraíva conhecer este paraíso amado mundialmente.
A aventura já começa na chegada. Pousando no aeroporto de Porto Seguro, é necessário pegar a balsa até Arraial d’Ajuda e depois um ônibus, van ou motorista particular até Nova Caraíva. Chegando lá, você já vai se deparar com o famoso Rio Caraíva, que divide a península da região. Ali mesmo os barqueiros nativos cobram a travessia por R$ 7,50 para chegar finalmente na famosa Vila de Caraíva.
Chegando no local, se prepare para fazer tudo ao estilo pé na areia. O lugar é de calmaria e beleza única. Somos recebidos pelos carroceiros, para caso a sua mala esteja pesada ou seja de rodinha (de difícil manuseio na região), eles levam a sua bagagem até a sua hospedagem. Mas, no nosso caso, como fomos preparados para a peregrinação, estávamos de mochila e seguimos para nosso destino com nossas bagagens.
Chegando na Villa Fulô, fomos recebidos pelo staff incrivelmente receptivo e atencioso conosco. A decoração da pousada tem uma pegada paradisíaca, com referências indígenas e uma arquitetura que remete ao descanso dos viajantes.
Rodrigo Furtado, dono do local, conversou com o GPS e contou um pouco mais da história da hotelaria. “Somos de Uberlândia, e estamos na Bahia há 12 anos. Já tivemos em Trancoso duas pousadas, casas de temporada e restaurantes. Caraíva sempre foi nosso retiro, até que compramos a primeira área da Villa Fulô. A ideia era construir uma casa de fim de semana para nós. Porém, no início do projeto vimos que tinha potencial. Primeiramente eram quatro quartos. Um para nós, um para nossos dois filhos e dois para convidados”.
“No meio da obra percebemos que não fazia sentido construir algo só para gente. Então tivemos a ideia de criar o conceito de casa hotel. Que é algo mais intimista, onde os hóspedes têm contato e acabam fazendo amizades. E assim foi criada a Villa Fulô. Mesmo não planejada a princípio, abrimos como uma pousada de quatro quartos”, completa o empresário.
O empreendedor conta que a vila foi a primeira pousada de luxo de Caraíva. Em 27 de dezembro de 2023, o hotel completa seis anos de existência. Após um ano e meio, foi adquirido mais um terreno e acrescentaram mais quatro quartos na hospedaria, chegando ao formato atual.
Carol Moraes, esposa e sócia, apesar de não ser engenheira e arquiteta, gosta muito da área. Ela assumiu o projeto e fez tudo sozinha, desde a obra, design de interiores e decoração.
A localização está em área privilegiada, o que facilita a vida dos hóspedes. Rodrigo comentou ainda que toda a sua equipe é nativa. “Desde o princípio, contratamos somente indígenas. É uma questão social. Na minha forma de pensar, não faz sentido contratarmos pessoas de fora, já que temos uma mão de obra muito boa em Caraíva, e as pessoas não valorizam. Existe ainda muito preconceito com a mão de obra baiana. Eu e Carol damos o treinamento para eles, e hoje a nossa família em Caraíva é a nossa equipe. Tem alguns que estão lá desde o princípio do hotel”.
O GPS viveu um sonho na pousada e indica para todos os seus leitores a experiência vivida na Villa Fulô. Quem estiver programando uma viagem para o sul da Bahia, precisa passar uns dias no local.
Serviço:
Villa Fulô
Endereço: R. Novo Horizonte, 406 – Caraíva, Porto Seguro – BA, 45810-000
Telefone: (73) 99841-1563