A moda, mais do que uma simples escolha de roupas, pode ser uma poderosa ferramenta de comunicação, especialmente para figuras públicas. No caso da primeira-dama dos Estados Unidos, Melania Trump, a transformação de sua imagem visual ao longo do tempo reflete mudanças estratégicas no discurso e no posicionamento político do presidente Donald Trump.
Nessa segunda-feira (27), a Casa Branca divulgou a foto oficial de Melania para o atual mandato do marido, e a especialista em branding e posicionamento estratégico Millena Campello encontrou mensagens subliminares presentes na imagem, destacando uma clara transição de um arquétipo mais glamouroso para um de autoridade e seriedade.
Na comparação entre as duas fotos de Melania, do início do primeiro mandato, e a mais recente, observa-se uma mudança significativa em seu estilo e na sua postura. Na primeira foto, Melania exibe um sorriso delicado, cabelos volumosos, maquiagem suave e um terno com bordados femininos, criando uma aura de feminilidade e poder. “Os braços estão cruzados numa postura de poder, de força, mas ao mesmo tempo as mãos trazem uma leveza, uma coisa de ‘eu sou poderosa, mas eu sou feminina’, que é uma característica geralmente natural das primeiras-damas, mostrar poder, apoio, mas ao mesmo tempo trazer essa coisa mais feminina“, analisa Campello.
No entanto, a foto mais recente apresenta uma Melania mais séria e pragmática. “Não tem ângulo de sorriso, ela está com uma expressão mais séria, o cabelo está muito menos volumoso, ela não tem detalhes femininos na roupa, a gente vê um posicionamento de roupa mais masculino“, explica a especialista, que observa uma estética mais minimalista.
O fundo da foto também segue um padrão corporativo, com linhas geométricas que sugerem uma postura de autoridade e controle. A mão apoiada sobre a mesa é uma representação clássica de domínio, simbolizando uma posição de comando, algo que se alinha com o novo posicionamento de Melania, mais focado em poder e seriedade.
De acordo com Millena Campello, os arquétipos desempenham um papel fundamental na construção da imagem pública, pois se conectam diretamente com o inconsciente coletivo. A psicologia arquetípica, desenvolvida por Carl Gustav Jung, propõe que existem padrões universais de pensamento, símbolos e comportamentos inerentes à psique humana, chamados de arquétipos. Esses padrões, representações simbólicas de características e traços humanos básicos influenciam profundamente a forma como percebemos o mundo e como construímos narrativas. Jung acreditava que os arquétipos eram padrões universais que influenciam a compreensão da natureza humana e ajudam a formar as histórias que contamos sobre nós mesmos.
Estratégias políticas alinhadas
Em seu novo visual, Melania está, de fato, ativando um arquétipo mais forte e impessoal enquanto se afasta da imagem da primeira dama glamourosa e enigmática para se aproximar da figura do governante. As escolhas de roupas mais sóbrias, como os tons de preto e branco — como o look que usou na posse de Trump, sempre com marcas de grife norte-americanas, uma clara tentativa de reforçar o nacionalismo — e a redução de acessórios e detalhes femininos, indicam uma mudança intencional em sua comunicação visual, alinhada com as novas diretrizes políticas de Donald Trump.
Campello destaca que a mudança de visual é coerente com o desejo de transmitir uma mensagem de poder e foco nas questões econômicas e patrióticas, um reflexo direto das estratégias do presidente. “Agora a primeira-dama está mais contida, mais minimalista e tudo isso está de acordo com as novas diretrizes da campanha de Trump, que está tomando um posicionamento mais sóbrio e mais de mais business, de querer incentivar o americano que é o melhor país do mundo, que é a melhor nacionalidade, essa coisa do patriotismo“, ressalta.
Para a especialista, a mudança visual de Melania também pode ser vista como uma transição do arquétipo da amante — por refletir uma imagem mais feminina e romântica — para o do governante e sábio, com sua postura claramente mais assertiva, voltada para a liderança e poder.