GPS Brasília comscore

Melania Trump: o que diz a nova imagem da primeira-dama dos EUA

Foto oficial de Melania divulgada pela Casa Branca transmite mais autoridade em comparação com último mandato

A moda, mais do que uma simples escolha de roupas, pode ser uma poderosa ferramenta de comunicação, especialmente para figuras públicas. No caso da primeira-dama dos Estados Unidos, Melania Trump, a transformação de sua imagem visual ao longo do tempo reflete mudanças estratégicas no discurso e no posicionamento político do presidente Donald Trump.

Nessa segunda-feira (27), a Casa Branca divulgou a foto oficial de Melania para o atual mandato do marido, e a especialista em branding e posicionamento estratégico Millena Campello encontrou mensagens subliminares presentes na imagem, destacando uma clara transição de um arquétipo mais glamouroso para um de autoridade e seriedade.

Na comparação entre as duas fotos de Melania, do início do primeiro mandato, e a mais recente, observa-se uma mudança significativa em seu estilo e na sua postura. Na primeira foto, Melania exibe um sorriso delicado, cabelos volumosos, maquiagem suave e um terno com bordados femininos, criando uma aura de feminilidade e poder. “Os braços estão cruzados numa postura de poder, de força, mas ao mesmo tempo as mãos trazem uma leveza, uma coisa de ‘eu sou poderosa, mas eu sou feminina’, que é uma característica geralmente natural das primeiras-damas, mostrar poder, apoio, mas ao mesmo tempo trazer essa coisa mais feminina“, analisa Campello. 

Melania Trump: o que diz a nova imagem da primeira-dama dos EUA

Foto: Divulgação/Casa Branca

No entanto, a foto mais recente apresenta uma Melania mais séria e pragmática. “Não tem ângulo de sorriso, ela está com uma expressão mais séria, o cabelo está muito menos volumoso, ela não tem detalhes femininos na roupa, a gente vê um posicionamento de roupa mais masculino“, explica a especialista, que observa uma estética mais minimalista.

O fundo da foto também segue um padrão corporativo, com linhas geométricas que sugerem uma postura de autoridade e controle. A mão apoiada sobre a mesa é uma representação clássica de domínio, simbolizando uma posição de comando, algo que se alinha com o novo posicionamento de Melania, mais focado em poder e seriedade.

Melania Trump: o que diz a nova imagem da primeira-dama dos EUA

Foto: Regine Mahaux/Casa Branca

De acordo com Millena Campello, os arquétipos desempenham um papel fundamental na construção da imagem pública, pois se conectam diretamente com o inconsciente coletivo. A psicologia arquetípica, desenvolvida por Carl Gustav Jung, propõe que existem padrões universais de pensamento, símbolos e comportamentos inerentes à psique humana, chamados de arquétipos. Esses padrões, representações simbólicas de características e traços humanos básicos influenciam profundamente a forma como percebemos o mundo e como construímos narrativas. Jung acreditava que os arquétipos eram padrões universais que influenciam a compreensão da natureza humana e ajudam a formar as histórias que contamos sobre nós mesmos.

Estratégias políticas alinhadas

Em seu novo visual, Melania está, de fato, ativando um arquétipo mais forte e impessoal enquanto se afasta da imagem da primeira dama glamourosa e enigmática para se aproximar da figura do governante. As escolhas de roupas mais sóbrias, como os tons de preto e branco — como o look que usou na posse de Trump, sempre com marcas de grife norte-americanas, uma clara tentativa de reforçar o nacionalismo — e a redução de acessórios e detalhes femininos, indicam uma mudança intencional em sua comunicação visual, alinhada com as novas diretrizes políticas de Donald Trump.

Campello destaca que a mudança de visual é coerente com o desejo de transmitir uma mensagem de poder e foco nas questões econômicas e patrióticas, um reflexo direto das estratégias do presidente. “Agora a primeira-dama está mais contida, mais minimalista e tudo isso está de acordo com as novas diretrizes da campanha de Trump, que está tomando um posicionamento mais sóbrio e mais de mais business, de querer incentivar o americano que é o melhor país do mundo, que é a melhor nacionalidade, essa coisa do patriotismo“, ressalta. 

Para a especialista, a mudança visual de Melania também pode ser vista como uma transição do arquétipo da amante — por refletir uma imagem mais feminina e romântica — para o do governante e sábio, com sua postura claramente mais assertiva, voltada para a liderança e poder.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

A busca pela harmonia facial vai muito além do rosto

Diagnóstico ocorre em cerca de uma a cada três mil …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.