O GPS on the Road desta semana desembarca em Gramado, uma das cidades gaúchas mais queridinhas pelos turistas. Cheia de belezas naturais e histórias para descobrir, a cidade traz, ainda, ótima gastronomia e opções culturais. Desembarcamos na capital gaúcha, Porto Alegre, onde fomos recebidos por um clima bem agradável, 10°C e um pouco de neblina. Pegamos um carro e partimos para o nosso destino, Gramado, a viagem durou cerca de 1h30.
Na cidade, partimos diretamente para o Hotel Alpestre, situado na Avenida das Hortênsias, uma das principais vias de Gramado, o hotel tem uma história incrível e tem diversos elementos que remetem a sua inauguração, em 1986. Estamos na temporada de inverno e chagamos no espaço pouco tempo depoisde uma renovação e expansão. Foi impressionante a beleza e o serviço excepcional oferecidos assim que pisamos por lá.
O ambiente é acolhedor e íntimo, com elementos naturais como madeira, pedra e fogo, o que criam uma atmosfera encantadora. A equipe do hotel nos recebeu com cortesia e profissionalismo, garantindo que cada momento da nossa estadia fosse memorável.
Os quartos do hotel são espaçosos e bem iluminados, proporcionando uma sensação imediata de tranquilidade. Fomos recebidos com deliciosos chocolates artesanais, um mimo que derreteu nossos corações e, com certeza, o ponto alto do dia foi a banheira de hidromassagem, um convite irresistível para relaxar. A cama também era extremamente confortável, o que garantiu a nossa noite de descanso perfeita.
O hotel possui uma área de lazer encantadora, com um belo jardim, duas piscinas ao ar livre, quadra de beach tennis e parquinho. A vista do quarto para essas áreas traz um alívio e deixa a estadia bem mais agradável, principalmente quando chega o pôr do sol. Desfrutamos da piscina climatizada tanto na área interna, quanto externa. Área, inclusive, que é convidativa mesmo durante o frio. A área climatizada conta com piscinas para adultos e crianças, hidromassagens, ducha e espreguiçadeiras. As paredes e tetos de vidro proporcionam muita luz natural, perfeita para tirar fotos e aproveitar o sol sem aquele friozinho.
Além de desfrutar das comodidades do hotel, aproveitamos também para explorar as atrações de Gramado. Visitamos o Lago Negro, onde caminhamos em volta e alugamos patinetes para explorar a região. Também conhecemos a bela Igreja Matriz São Pedro, localizada às margens do lago da Fonte do Amor Eterno, um cartão postal da cidade onde casais colocam cadeados para eternizar o amor. Passear pelas ruas de Gramado é como entrar estar em um filme, a arquitetura é encantadora. Até o McDonald’s da cidade possui um charme especial.
A viagem aconteceu no início de julho, quando as temperaturas ficaram entre 8°C e 14°C. Parece que o clima não é muito diferente das temperaturas de Brasília, mas a sensação térmica parece bem menor. Estar agasalhado era ordem: com meia calça, sobretudos e cachecóis e, mesmo assim, sentimos frio pela noite enquanto conhecíamos a cidade.
Quando a fome bateu, voltamos ao lobby onde fica o Le Pin, o restaurante do hotel. Com um cardápio variado e claramente escolhido a dedo, opções infalíveis de pratos, drinks e uma adega inestimável. Para o nosso primeiro almoço pedimos o New York Strip Dry Aged, um nobre corte de carne que passa pelo processo de 30 dias de maturação para maior concentração de sabor. A carne é macia e saborosa e vem acompanhada de mousseline de mandioquinha, uma farofa e um molho perfeitos.
Também provamos o clássico Frango Cordon Bleu, um filé de frango empanado, super crocante, recheado de espinafre, com um delicioso molho de queijo e acompanhado de legumes. Finalizamos com um Petit Gateau tradicional, que se tornou a sobremesa preferida da viagem. Pedimos mais algumas vezes, inclusive para comer ao relaxar na banheira. O serviço de quarto é todo preparado pelo Le Pin, ou seja, tudo o que você pedir no quarto, também será impecável.
Depois de muito passearmos, aproveitamos a banheira do quarto para relaxar, sais de banho e espuma ficam à disposição, a água fica bem quentinha, e a calefação do quarto também ajuda no frio. Os roupões e as pantufas à disposição são perfeitos para o momento pós banheira, um aconchego que o corpo e os pés precisam.
A noite de sono não poderia ter sido melhor, controlamos a temperatura do quarto com o ar-condicionado e aquecedores, fechamos o blackout e dormimos tão bem que quase perdemos o café da manhã.
Ao acordar, descemos para o refeitório onde é servido o café da manhã. Fiquei encantada com a variedade de opções disponíveis. Havia uma seleção de frutas docinhas, sucos naturais, como o de uva, feito na região. Também havia deliciosos pães, embutidos locais, máquina de café, capuccinos e achocolatados. O café caseiro e o chocolate quente estavam perfeitos. Além disso, havia waffles com calda de chocolate, geléias, mel e uma mesa repleta de bolos de diversos sabores.
As crianças tinham uma mesa especial com gelatina, cupcakes, cereais e outras opções. Vale ressaltar que o pão de queijo servido foi o melhor que já provei na vida, uma verdadeira paixão brasileira, e o Alpestre conseguiu me surpreender com essa delícia. Uma dica que posso dar é experimentar um pouco da calda de chocolate com as frutas. Uma das descobertas mais legais em Gramado é que é possível desfrutar de fondue no café da manhã.
A estadia durou cinco dias e foi simplesmente maravilhosa. O serviço de estacionamento e manobrista foram essenciais para a nossa comodidade. A cada dia, conhecemos funcionários incrivelmente cordiais, o que fez com que nos apaixonássemos ainda mais pelo local. A despedida foi difícil, mas antes de partir, fomos presenteados com copinhos de água e biscoitos artesanais, um gesto carinhoso que aqueceu ainda mais os nossos corações.
Em resumo, nossa viagem a Gramado foi repleta de encantos e o Hotel Alpestre foi o ponto central desses momentos, nos acolhendo em um ambiente impecável com pessoas incríveis. Além disso, explorar os encantos da cidade, como o Lago Negro, a Igreja Matriz São Pedro e as ruas charmosas, adicionou um toque especial à experiência.
*Está matéria foi escrita por Laura Neiva