Decretado o fim da era minimalista! A tendência do momento, que já vem crescendo há alguns anos, e que promete bombar ainda mais em 2025 é o maximalismo, seja na moda, na beleza ou na arquitetura. Uma outra área em que o estilo aparece bastante é no design de interiores, em que se destaca, principalmente, pelo excesso do uso de cores, estampas, objetos decorativos e pela mistura de diferentes tendências.
Para o arquiteto brasiliense Orestes Blanco, uma das maiores características do maximalismo é levar conforto e aconchego aos ambientes. “O maximalismo é o excesso de vida, é a extravagância, mas não apenas na questão visual”, explica. “É também uma overdose de conforto, que, em outros estilos, muitas vezes é esquecido para dar prioridade à estética”, afirma.
Ele acredita que, após o período de isolamento social, por conta da pandemia de Covid-19, as pessoas começaram a enxergar suas casas como um refúgio e que, por isso, precisavam refletir suas personalidades em seus lares.
“Casa tem que ter cara de casa, daquele aconchego de família, e o maximalismo traz muito disso porque engloba a história das pessoas, seja naquela parede de fotos, nos tapetes trazidos de viagens ou nos objetos que foram herdados ao longo da vida”, destaca o arquiteto.
Papéis de parede estampados, cortinas, almofadas, tapetes e muitas decorações em mesas de centro e estantes são investimentos certeiros para você aplicar em sua casa e entrar na tendência da vez.
Outra dica valiosa é apostar na cor cereja, que também está em alta. De acordo com o Pinterest Predict 2025, levantamento da plataforma de descoberta visual que aponta as principais tendências para o ano seguindo as pesquisas feitas pelos usuários, essa será uma das grandes apostas para decoração de casa.
As buscas por “decoração de quarto na cor cereja” aumentaram em 100% no último ano, assim como também cresceu o interesse pela estética rococó, que deve ser tema de muitas festas de aniversário e casamentos.
E para aqueles que preferem menos estímulos visuais, ou ainda não estão preparados para uma grande mudança, uma sugestão é apostar nos detalhes. Bandejas, louças decoradas e pequenas decorações já fazem toda a diferença na casa.
“O maximalismo, se executado com excelência, traz um conforto maravilhoso e surpreende as pessoas, que estão acostumadas há muitos anos com uma estética mais discreta”, acredita Orestes. “Elas querem chegar em um lugar e ver o novo, coisas inesperadas. O maximalismo traz essa riqueza visual, além de conferir personalidade e autenticidade ao ambiente”, conclui.