Com um universo de sons capazes de abrir novos horizontes, o projeto Sinfonia Diferente promove musicoterapia para crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista e suas famílias. Melodias infantis, como A dona aranha, são cantadas com voz e violão, xilofone e instrumento de sopro oboé. Desenvolvido pelo Instituto Steinkopf, a iniciativa é realizada desde 2021 no Teatro do Brasília Shopping.
Para quem possui o autismo, a musicoterapia contribui como uma terapia comportamental, ajudando no desenvolvimento de habilidades e restabelecimento da integração social, que é um dos principais desafios para quem tem essa alteração neurológica.
“Estou esperançosa que o projeto ajude minha filha, diagnosticada há apenas dois meses com autismo. Ela só participou de duas sessões até agora, mas já percebi a melhora na interação, ela canta e conversa mais. Está evoluindo. Agora, ela passa a semana inteira falando que quer vir para aula de música”, contou Aline Sara Gonçalves, 34 anos, mãe de Maria Julia Gonçalves, 3 anos.
No caso de Davi Mendonça, 7 anos, a musicoterapia faz parte da vida dele há mais tempo. A mãe dele, Fernanda Marques Cuevas, contou que o filho foi diagnosticado por volta dos dois anos. “Conheci o projeto em 2017 e logo entrei em contato, porque percebi que era a atividade que ele precisava para preencher as lacunas de desenvolvimento dele. Desde então, houve muita evolução por parte dele. Além disso, essa é uma das poucas terapias que os pais podem entrar. Então, se tornou um grande aprendizado mim, porque comecei a entender mais sobre ele”, disse Cuevas.
Fundadora do Sinfonia Diferente, a musicoterapeuta Ana Carolina Steinkopf conta que o projeto foi criado em 2015, mas ganhou a parceria do Brasília Shopping, em 2021. Na época, o local onde ocorriam os atendimentos precisou ser fechado em razão da pandemia da Covid-19. Então, o espaço do Teatro do shopping foi cedido ao Sinfonia Diferente para dar continuidade às atividades.
“Desde que essa projeto começou, 3,5 mil pessoas com autismo e suas famílias já foram atendidas. Em 2017, o projeto recebeu o Prêmio de Tecnologia Social, da Fundação do Banco do Brasil e, com isso, a iniciativa foi expandida para outras regiões do Brasil como Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Maranhão e Goiás”, contou Steinkopf.
Em Brasília, o projeto atende cerca de 60 crianças e suas famílias, muitas são carentes. Por isso, no Sinfonia há um programa chamado Adote um Artista, em que é possível fazer doações. Para saber mais sobre o projeto e também saber como contribuir ou se voluntariar para o projeto, basta acessar o perfil @institutosteinkopf no Instagram.
O que é o autismo – O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma alteração do neurodesenvolvimento do indivíduo, afetando a comunicação, linguagem, interação social e comportamento. O diagnóstico precoce e aliado a terapias permitem o desenvolvimento de estímulos para independência e qualidade de vida das crianças.