Apostamos que você conhece a cidade de Salvador, mas já foi na Ilha dos Frades? A capital baiana, conhecida por suas belezas naturais e história, também esconde mini paraísos, que são as ilhas na Baía de Todos-os-Santos. Então, se você tiver viagem marcada para Salvador não deixe de conhecer essa parte da cidade.
Destaque para a praia da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, localizada na parte norte da Ilha dos Frades, foi considerada a quinta melhor praia do mundo, atrás apenas de três praias cubanas e de Itaúna, no Rio de Janeiro, pelo Centro Internacional de Formación en Gestión y Certificación de Playas.
A praia na ilha tem um extensa faixa de areia branca, mas durante os fins de semana é disputada. As águas tranquilas e cristalinas são perfeitas para relaxar. Para quem foge de água gelada, também pode comemorar porque a temperatura é bem agradável. Apesar de pequeno, o lugar conta com uma estrutura completa de restaurantes e pousadas, inclusive é onde fica o famoso restaurante Preta, queridinho dos famosos.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
A viagem de Salvador para a ilha é feita geralmente por lancha ou escuna. O trajeto de barco leva, em média, 1h40 e tem partida do Terminal Turístico Náutico no bairro do Comércio.
No entanto, existe uma opção mais interessante do que só fazer o trajeto para a Ilha dos Frades, que é o passeio entre as ilhas. Nele, é possível conhecer pelo menos cinco ilhas em um passeio de um dia. São várias empresas que fazem esse percurso para turistas e baianos.
Eles começam por volta das 9h da manhã, e os barcos podem sair do terminal de Salvador ou da cidade de Madre de Deus, a pouco mais de 60 km da capital.
Durante o passeio são feitas paradas que podem variar. O roteiro mais comum é Loreto, Paramana, Ponta de Nossa Senhora, Bom Jesus dos Passos e Praia do Marinheiro. O passeio privativo custa a partir de R$ 500 para um grupo de quatro a cinco pessoas.