Um banco que fortaleceu a economia da capital federal com a ampliação da oferta de crédito ao setor produtivo e criação de novas operações financeiras para o empresariado, gerando emprego, renda e desenvolvimento social. Esses estão entre os principais legados dos últimos quatro anos de gestão do Banco de Brasília (BRB) e que nortearam, nessa quinta-feira, 22, o tema da palestra Um case de sucesso: a história de superação do BRB, ministrada pelo presidente da instituição, Paulo Henrique Costa, em um evento realizado Grupo de Líderes Empresariais (Lide), entidade presidida pelo empresário Paulo Octávio com foco no crescimento da economia do DF.
O encontro contou com a participação do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, deputados, empresários, sindicatos, diversas autoridades e representantes do empresariado. A reunião foi promovida no Lago Sul, na casa do vice-presidente do grupo Nelson Willians, Fernando Cavalcanti. “Esse é o segundo evento da Lide que realizamos em minha casa. Para mim, é sempre um prazer trazer personalidades que agregam valor para debater temas que contribuem com a sociedade brasiliense”, afirmou o anfitrião.
Na abertura do evento, Paulo Octávio destacou que há poucos casos de uma gestão tão competente no Brasil como a registrada nos últimos quatros anos no BRB. “Realmente, hoje o BRB está atuando em todas as frentes, atende muito bem o setor produtivo da cidade, é respeitado e elogiado. Conseguiu alavancar a economia de Brasília e fazer com que muitos empregos fossem gerados. Então, esse é o papel de um banco de desenvolvimento. Por isso, ouvir o presidente do BRB é muito importante para nós, porque vamos conseguir avaliar o futuro”, ressaltou.
Paulo Henrique Costa destacou que recebeu a missão de comandar o BRB há quatro anos diretamente do governador Ibaneis Rocha, que o incumbiu de transformar o banco e devolvê-lo melhor à população da capital federal. “O BRB, que tinha um pouco mais de 600 mil clientes, hoje tem 7,2 milhões. Tinha R$14 bilhões de ativos e hoje tem quase R$ 50 bilhões. Nossa atuação era concentrada em Brasília, mas agora estamos presentes em 93% do território nacional. Passou a ser parceiro não só dos servidores, nosso cliente original, mas principalmente do setor produtivo”, enumerou.
Ibaneis Rocha destacou que a atuação do banco é de extrema importância para criação de soluções para o DF. “O BRB é fundamental para economia como um todo e precisa ter um viés voltado para o setor produtivo, o qual temos muito carinho. Esse governo tem uma filosofia de que é importante dar atenção ao empresariado, porque é esse setor que gera empregos. O BRB é apenas um dos cases de sucesso”.
Beto Pinheiro, sócio proprietário do Coco Bambu, ressaltou que os encontros realizados pela Lide têm agregado um valor importante à economia do DF, porque reúne grandes lideranças do setor produtivo, bem como representantes do poder legislativo e executivo. “Na Lide, conseguimos debater assuntos importantes para ter um encaminhamento e ideias inovadoras relevantes que impactam para os empresários, para a sociedade e a economia como um todo”, destacou.
Confira os registros feitos por Celso Junior: