Formado no curso Master Países e Regiões do Velho Mundo pela Associação Brasileira de Sommeliers do Rio Grande do Sul (ABS-RS), o carioca Wallace Neves irá representar o Brasil no principal campeonato da categoria no continente. Entre os dias 17 e 21 de fevereiro de 2025, em Sonoma, nos Estados Unidos, ele disputará o título de Melhor Sommelier das Américas. O evento é promovido pela Associação Internacional da Sommellerie (ASI), entidade que representa os profissionais do setor no mundo.
O brasileiro foi citado pela ASI na edição mais recente de sua revista mensal, no artigo “Estrellas Emergentes de La Sommellerie: La Nueva Generación que Forja el Futuro”. Junto a outros colegas de profissão de países como Itália, Argentina, Estados Unidos, Japão, Dinamarca, Neves é considerado um dos 15 sommeliers que estão dando nova forma à categoria. “Me senti muito honrado de ser mencionado na ASI Magazine junto a outros Sommeliers que se destacam ao redor do mundo”, comemora.
Neves já ostenta no currículo o título de Melhor Sommelier do Brasil em 2022, concurso que, naquele ano, foi promovido pela ABS Brasil em conjunto com a seção gaúcha, no Vale dos Vinhedos.
Embasando o conhecimento necessário para entrar nessa disputa, ele conta com 17 anos de atuação no segmento e traz no currículo além dos cursos da ABS, formações na área de hotelaria, gastronomia, liderança, além de estágios e atividades didáticas em restaurantes e vinícolas em países da América Latina e da Europa. Neves atuou como Sommelier executivo no Sheraton Rio Hotel e no resort do grupo. Atualmente mora em Governador Valadares (MG) onde é head sommelier de uma rede de supermercados.
Agora é torcer para que nosso representante leve mais essa premiação.