Cachorros com as unhas grandes podem ter problemas de saúde, alertam os especialistas do Vet Quality Centro Veterinário. O recomendado é que, a cada 15 dias, seja feito o corte. Assim, o animal não terá problemas de postura nem inflamações.
A unha em tamanho maior que o recomendado causa redução do contato do chão com as “almofadas” da pata do animal, interferindo diretamente em sua pisada, fazendo-o caminhar com a pata mais levantada. O ato de levantar a pata para ter mais firmeza no passo pode provocar problemas posturais no pet, causando um dano ortopédico em sua coluna.
Deixar de aparar as unhas do cachorro possibilita também que elas entrem na carne devido ao encurvamento natural do crescimento, o que geraria dor e desconforto. A higiene também é um fator importante para que seja feito o corte.
Embora seja possível aparar as unhas em casa, com um alicate ou guilhotina, os veterinários recomendam que o serviço seja feito por um profissional. Caso o tutor resolva fazer por conta própria o procedimento, é necessário segurar com firmeza e imobilizar o cão, já que os movimentos bruscos podem causar um acidente.
Os cuidados devem ser redobrados no caso de cachorros idosos. Devido à idade avançada, o equilíbrio é naturalmente debilitado e, com as unhas grandes, o risco de queda é muito maior.