O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avalia realizar uma reforma ministerial até o dia 21 de janeiro, segundo informou o ministro da Casa Civil, Rui Costa.
A data coincide com a próxima reunião ministerial do governo federal. De acordo com Costa, as alterações têm como objetivo “aperfeiçoar a gestão” e proporcionar mais tempo para que os novos ministros implementem as mudanças esperadas.
Durante entrevista à Globo News, nesta quinta-feira (9), Rui Costa detalhou que o presidente Lula tem a intenção de concluir as mudanças ainda neste mês, antes da reunião ministerial.
“O presidente quer que eventuais alterações ocorram até o dia 21, para que os novos integrantes possam ter mais tempo de fazer as mudanças que ele espera”, afirmou.
O ministro da Casa Civil ressaltou que Lula ainda está em processo de avaliação e não definiu quais ministérios passarão por mudanças.
“O presidente está refletindo sobre possíveis mudanças no governo, mas ainda não tomou nenhuma decisão definitiva”, destacou Costa.
A saída de Paulo Pimenta da Secretaria de Comunicação Social (Secom) nesta semana foi um dos primeiros passos dessa reestruturação. Segundo Costa, essa mudança reflete o início de um “novo momento da gestão” do governo.
“Estamos entrando em um segundo tempo, considerando as rápidas mudanças na forma como a população acessa informações”, explicou.
O publicitário Sidônio Palmeira, que atuou como marqueteiro de Lula na campanha presidencial de 2022, assumirá a Secom. A substituição visa alinhar a comunicação do governo com as novas demandas e dinâmicas do público.