Eleito o melhor hambúrguer de Brasília pela Revista Encontro em 2024, o Ricco Burger abriu sua primeira loja em 2017. Hoje, são sete unidades próprias em Brasília (Asa Sul, Asa Norte, Lago Sul, Mané Mercado, Águas Claras, ParkShopping e Na Praia), sendo que a oitava loja já está encaminhada. A abertura será ainda no começo de 2025, no Noroeste.
Neste ano, a dupla de empresários à frente da marca, Ricardo Sechis e Lucas Porto, estampou a nova capa da revista Forbes Under 30 Gastronomia, em que falaram sobre os planos de expansão da hamburgueria pelo País. Além da nova unidade que abrirá na cidade, a empresa pretende investir ainda mais no mercado brasiliense e, em 2026, levar o Ricco para outros destinos no Brasil e no mundo.
“Já estamos analisando outras regiões e recebemos propostas de abertura no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte”, revela Lucas Porto. “Dentro de cinco anos, planejamos estar nas principais capitais brasileiras e em pelo menos uma metrópole mundial, possivelmente Nova York ou Barcelona”, afirma.
Já no que diz respeito à renda, o Ricco encerrou 2024 com faturamento de R$ 21 milhões e uma projeção de R$ 25 milhões para este ano. A hamburgueria tem como sócios, ainda, os empresários Renata Carvalho, responsável pelo restaurante Casamar e a Vero Brodo, e Rick Emediato, do Grupo R2.
Enriquecimento humano
Um dos maiores compromissos do Ricco Burger é o social. A marca trabalha com o conceito de EH (enriquecimento humano, antigo RH – recursos humanos), voltado para o desenvolvimento integral da equipe.
Sechis explica que toda reunião de equipe começa com meditações, respirações e um check in emocional. “Entendemos que a saúde física, mental, emocional e financeira dos nossos funcionários precisam estar contempladas nas políticas da empresa, já que, no fim, não existe uma verdadeira separação entre a vida pessoal e profissional”, acredita o empresário.
“Além disso, aqui prezamos por um ambiente diverso e com transparência quase radical, que são pré-requisitos para uma cultura de inovação, mesmo vendendo hambúrguer. Hoje, oito dos nove gerentes são formados na casa. Desses, seis são mulheres”, relata.
No âmbito social, desde 2022 a marca apoia a ONG A.M.E (Ame Mulheres Esquecidas), que atua dentro e fora do presídio para reintegrar mulheres do sistema prisional na sociedade. A empresa colabora com a organização por meio de ações de captação de recursos, capacitações dentro de presídios e também contratações de ex-detentas para as operações Ricco Burger.
“Acho que a forma como fazemos negócios é mais importante do que com o que decidimos empreender. Poder construir um negócio próspero enquanto enriquecemos a nossa saúde (financeira, física, mental, espiritual, social) tem sido uma jornada e tanto”, finaliza Ricardo.