O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assinou, nesta quarta-feira (8), um decreto reconhecendo como desastre de grandes proporções os incêndios que estão consumindo a região de Los Angeles, Califórnia.
A medida permitirá que sobreviventes tenham acesso imediato a fundos e recursos para sua recuperação. Além disso, o governo enviará cinco aviões-tanque para apoiar os esforços de combate ao fogo.
Os incêndios, que se espalharam rapidamente desde terça-feira (7), já resultaram na morte de cinco pessoas e na destruição de mais de 1.100 imóveis, incluindo casas, empresas e escolas. Cerca de 70 mil moradores foram orientados a evacuar a área, enquanto 400 mil residências estão sem energia elétrica.
O governador da Califórnia, Gavin Newsom, ressaltou que a decisão presidencial permitirá o envio de dinheiro para apoiar os governos locais nas operações de emergência. Ele também anunciou o envio de 10 helicópteros e dezenas de veículos para reforçar o combate às chamas.
“A situação em Los Angeles é extremamente perigosa e se desenvolve rapidamente”, alertou Newsom. “Pedimos a todos no sul da Califórnia que sigam as instruções das autoridades locais e evacuem imediatamente, se necessário.”
Condições climáticas
Os incêndios florestais são comuns na Califórnia, mas raramente ocorrem com tanta intensidade durante o inverno. Rajadas de vento de mais de 100 km/h contribuíram para a rápida disseminação dos múltiplos focos de incêndio, que já devastaram mais de 8 mil hectares de terras.
O chefe de polícia de Los Angeles, Robert G. Luna, classificou o incêndio como “sem precedentes e imprevisível”. Desde o primeiro foco, que surgiu em Pacific Palisades, uma área nobre entre Santa Monica e Malibu, as autoridades emitiram ordens de evacuação obrigatória para diversas regiões.
O incêndio também afetou bairros de celebridades, forçando personalidades como o ator Mark Hamill a deixar suas residências. Hamill descreveu o evento como o “incêndio mais terrível desde 1993”.
O Serviço Nacional de Meteorologia emitiu um alerta de condições extremas de incêndio para grande parte do Condado de Los Angeles, prevendo rajadas de vento entre 80 e 130 km/h até quinta-feira.