Angelina Jolie e Gabriela Hearst, diretora criativa da Chloé, anunciaram nesta terça-feira, 6, uma coleção cápsula entre a marca francesa e a nova label da atriz, o Atelier Jolie. A novidade muda um pouco os passos que se esperava da marca de Angelina, já que inicialmente a atriz trabalharia com com alfaiates, modelistas e artesãos independente.
Apesar disso, o Atelier Jolie segue com o ideário e, segundo a dona, usará os valores recebidos da parceria para financiar sua ideia inicial. “Meus ganhos com essa colaboração serão investidos no estabelecimento de aprendizados para alfaiates e artesãos no Atelier Jolie.”
A coleção foi desenhada tanto por Angelina Jolie, quanto por Gabriela Hearst. A Chloé trará à nova marca um apoio com uma “rede de fabricantes internacionais”, além de incorporar, por princípio, “uma porcentagem maior de materiais de baixo impacto”, alinhando-se ao ateliê.
O que podemos esperar da coleção é que tenha silhuetas fluidas, com a pegada do guarda-roupa de Jolie. Algumas terão o trabalho de artesãs de empresas que praticam um comércio justo, além de empreendimentos sociais que destacam mulheres. Ainda serão usados estoques mortos e materiais de baixo impacto, como idealizado por Angelina.
A escolha do Chloé, além da amizade com Herst, não foi à toa. A empresa possui uma certificação chamada B Corp, que só recebem empresas que preocupam-se com os impactos de produção gerados sobre trabalhadores, clientes, comunidade e meio ambiente — em todos os processos da produção.
“Poucas marcas de luxo são certificadas como B Corp. Foi importante para mim trabalhar com a Chloé, uma das primeiras marcas de luxo a ser uma B Corp”, disse Angelina em comunicado.