Quem nunca leu um livro ou viu um filme e quis viver ou visitar os espaços descritos ou vistos nas narrativas? Quando a história se passa em lugares reais fica mais fácil inserir-se no universo desejado, o que é o caso do longa-metragem italiano As Oito Montanhas. Com locações de tirar o fôlego, agora, será possível visitar os locais onde o título foi filmado, bem na Val d’Ayas, zona montanhosa italiana.
O local já oferecia pacotes para quem gosta de se aventurar em caminhadas longas e até mesmo “radicais” em meio às beleza naturais. Mas também terá experiências voltadas para os sets do filme. Segundo a Vogue Itália, organizado pela associação Urogalli em colaboração com o próprio Paolo Cognetti, escritor de As Oito Montanhas, e que mora na região, o passeio terá guias alpinos e mulas e passará desde Graines (a vila do filme, uma vila a 1375 metros de altitude conhecida por seu espetacular castelo) aos lagos Freudières até os pastos ou o refúgio Mezzalama.
O restaurante que aparece no longa, o Lara’s, também está no itinerário, além do Brusson, bar onde os protagonistas Pietro e Bruno reencontram-se na adolescência.
As viagens guiadas ocorrerão de julho a setembro e terá diferentes níveis de dificuldade: a primeira envolve uma caminhada de dois dias em Val di Nana com uma noite no Refúgio Gran Tourmalin. O segundo chega ao Grande Glaciar de Verra (máximo 5 pessoas por vez) passando pelo Refúgio Ottorino Mezzalama a 3 mil metros, um dos refúgios mais antigos ainda em funcionamento cuja inauguração data 1934.
Se a opção por momentos mais tranquilos for a preferência, a Vogue sugeriu uma estadia nos antigos Rascards da aldeia Walser, a 1800 metros de altitude, rodeada de pastagens e bosques do Monte Rosa, mas com todas as comodidades modernas. A experiência também é uma viagem no tempo e oferece estadia no Hotellerie de Mascognaz, um hotel de grande charme que dispõe de 11 elegantes chalés restaurados (mas se um chalé inteiro lhe parece demais, há também a possibilidade de ficar nas salas do corpo central).
As Oito Montanhas
A história de uma longa e forte amizade entre Bruno e Pietro compõe o enredo de As Oito Montanhas. Passada na década de 1980, os diretores belgas Felix Van Groeningen e Charlotte Vandermeersch contam as semelhanças e diferenças entre os protagonistas, além dos encontros e desencontros ao longo de suas vidas.
Contemplado com o Prêmio do Júri na 75ª edição de Cannes, o filme é uma experiência “com ar nos pulmões e amor no coração”, segundo crítica do jornal The Guardian.
Confira o trailer: