Junho é o mês oficial das Festas Juninas, apesar da comemoração ser tão boa que se estende para os meses seguintes. Celebração de santos populares da Igreja Católica, Santo Antônio, São João e São Pedro, a festa tem origem na península ibérica devido à tradição católica da região. É por isso, que não só o Brasil vive de comemorações juninas ao longo deste mês, Portugal também tem tradição e é uma das responsáveis europeias por trazer o costume para os tupiniquins.
Uma espécie de união das tradicionais festas de junho com o Carnaval brasileiro, assim se resume as celebrações juninas de Portugal. Nas ruas, que se enchem de cor e são decoradas com bandeirolas, fitas e manjericos; as barraquinhas de comida típicas dos lusitanos estão disponíveis à população. Enquanto no Brasil o milho é a base, os portugas trazem para a essência a sardinha assada, a bifana (bifes de porco), o arroz doce, a cerveja, o vinho e a ginjinha (bebida típica feita de cerejas vermelhas fermentadas em aguardente com açúcar, água e canela).
Lisboa é a principal cidade das festividades, com Porto em segundo lugar: Santo Antônio em Lisboa, São João em Porto e São Pedro na Póvoa de Varzim ou Sintra. Na capital, ocorrem as tradicionais marchas populares e , ainda, casamentos na Igreja de Santo Antônio. Outro momento cultural é a procissão de Santo António, que no dia 13 sai da sua igreja, situada em Alfama, junto à Sé, no local onde o santo nasceu, por volta de 1193. Em Póvoa de Varzim, Sintra e em vários outros concelhos festeja-se São Pedro, no dia 29, com mais balões, caldo verde e vinho para acompanhar.
Em Porto comemora-se São João, um dos festejos mais esperados do ano. A festança ocorre durante todo o mês e sob as bandeirolas e balões coloridos, os foliões, que antes batiam com o alho-poró na cabeça dos companheiros, hoje usam martelinhos de plástico. Os balões de ar são um show à parte: à noite, populares reúnem-se para observar o céu colorido. E como manda a tradição, ficam até o pôr-do-sol para tomar um banho de mar matinal.
Cantinho português em Brasília
Será possível saborear a festa portuguesa nas terrinhas brasilienses. Na Taberna Lusitana, na 412 Sul, nos dias 3, 4, 17 e 18 de junho, o espaço permitirá ao público o aroma e sabor defumado das cidades e vilas lusitanas. A sardinha e o bacalhau na brasa, além da tradicional broa de milho, farão parte do cardápio especial.