GPS Brasília comscore

Primeira viagem de navio? Confira mitos e verdades sobre os cruzeiros

A temporada de cruzeiros de 2025 segue a todo vapor e o GPS|Brasília esclarece algumas dúvidas

Se você está prestes a embarcar em sua primeira viagem de navio, provavelmente tem diversas dúvidas. Por aí, muito se fala sobre os cruzeiros e sobre como funciona esse tipo de aventura e, assim, diversas meias-verdades surgem. 

Já que a temporada de cruzeiros de 2025 segue a todo vapor, o GPS|Brasília selecionou mitos e verdades para te ajudar a entender melhor esse tipo de viagem. 

Foto: Unsplash

Confira: 

A água da piscina do navio é salgada

Verdade. Apesar de ser tratada e dessalinizada, a água da piscina é retirada do mar. 

 

Dá para sentir o navio balançar

Verdade. A depender da condição do mar, o navio pode balançar menos ou mais. Na proa, o movimento pode ser consideravelmente acentuado e, depois de duas primeiras horas navegando, o corpo se acostuma. Para alguns, essa movimentação pode causar enjoo, por isso, a recepção do navio disponibiliza remédios.

 

O navio não pode partir de uma escala sem todos os viajantes à bordo

Mito. O navio sempre tem horário certo para sair de cada porto. Se um passageiro chegar atrasado, o cruzeiro parte do mesmo jeito. 

 

O embarque é sempre demorado

Nem sempre, mas, na maioria das vezes, sim, afinal, tem cruzeiros com capacidade para cerca de cinco mil pessoas. O indicado é chegar 1h antes no início do check in. 

 

A internet no navio é cara

Verdade. Para conseguir se conectar à internet durante a viagem, os cruzeiros oferecem pacotes e, mesmo pagando, a velocidade pode não agradar. 

 

O comandante pode expulsar um hóspede

Verdade. O capitão pode expulsar passageiros por diversos motivos, como brigas, roubos, brincadeiras impróprias, assédio de qualquer tipo e uso de substâncias ilícitas.

 

Quem viaja sozinho paga por dois passageiros

Verdade. Isso acontece porque a maioria das companhias vendem as cabines com base em ocupação dupla. Por outro lado, há navios que oferecem cabines individuais ou descontos para viajantes solitários. 

 

Pode levar secador de cabelo em um cruzeiro

Mito. Qualquer objeto que emita calor, como ferro de passar roupa, chapinha, secador de cabelo e bolsas de aquecimento, são vetados no embarque. A maioria das companhias oferecem secador nas cabines e serviço para passar roupa.

 

Os funcionários só falam em inglês nos navios

Mito. Apesar de o inglês ser a língua oficial nos cruzeiros, os funcionários também falam em outros idiomas. Por outro lado, a moeda oficial dentro das embarcações é o dólar. 

 

Gorjetas são obrigatórias nesse tipo de viagem

Mito. Na tarifa do cruzeiro paga pelos passageiros já está incluída a taxa de serviço.

 

Posso embarcar com bebidas

Depende. Essa questão pode variar entre as companhias, mas, de forma geral, é proibido embarcar com bebidas alcóolicas. Por outro lado, leite e água mineral levados para uso infantil, médico ou dietético são permitidos.

 

Veja também

A verdadeira beleza da pele vai muito além dos cuidados …

Aproveite a chegada da nova estação para variar nos rótulos

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 41

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI