GPS Brasília comscore

Designer Alessandra Pinheiro relembra trabalhos em Brasília

Nova presidente da Associação dos Designers Gráficos do Distrito Federal conversou com o GPS|Brasília sobre sua trajetória

Apesar de ter nascido em Minas, Alessandra Pinheiro mudou-se de vez para Brasília aos nove anos e, por passar sua vida adulta toda na capital, se considera 100% brasiliense. Por aqui, a designer construiu uma carreira inspirada nas curvas e formas da cidade. 

Graduada em Publicidade pela Universidade de Brasília, Alessandra assumiu, em 2024, a posição de presidente da Associação dos Designers Gráficos do Distrito Federal (ADEGRAF), mas, no começo de sua trajetória profissional, passeou por vários universos. Criou design para ônibus, desenvolveu logos e um projeto completo de identidade visual para um posto de abastecimento e parada interestadual em São Paulo.

Além de ser mãe de quatro filhos e de comandar um lar, a brasiliense de coração controla, há mais de trinta anos, sua empresa, a AP COMUNICA & DESIGN. A companhia atua no mercado de design, branding, estratégia e comunicação em todo o Brasil e no exterior.

“Meu DNA profissional nasceu como multidisciplinar. Eu nunca fui uma empresa ou designer solo. Sempre trabalho em equipe. Acredito que a troca de experiências e visões sobre um mesmo projeto é enriquecedor para cada um de nós como indivíduo e profissional e para o cliente final”, compartilha. 

Entre os trabalhos mais desafiadores que já realizou, Alessandra ressalta dois em especial. O Fórum Cidades Criativas do Design desenvolvido pela ACDF e seu Conselho de Design, pelo desafio de comunicar a importância e a magnitude do tema, e a identidade visual e a comunicação da campanha para a Chapa 93 que elegeu a atual reitora da Universidade de Brasília, por ter sido a primeira vez que atuou em uma eleição. 

“O design aqui teve um papel fundamental de traduzir a energia de esperança, alegria e vibração de um trabalho coletivo extraordinário”, conta. 

Confira mais da entrevista de Alessandra Pinheiro ao GPS|Brasília: 

Como foi o convite de assumir a ADEGRAF e como será o seu trabalho com a associação?

O convite partiu do antigo presidente da ADEGRAF, Marcos Moreira, e da diretoria. Meu trabalho tem como propósito dar sequência às ações do time anterior, no sentido de dar cada vez mais visibilidade para o design de Brasília, da cidade como Cidade Criativa do Design pela Unesco e valorizar os nossos tesouros.  

Precisamos falar sobre design, educar sobre design e sua importância na economia criativa. Brasília nasceu do design e isso nos legitima histórica e culturalmente. Temos profissionais maravilhosos e uma obrigação cidadã de honrar com este compromisso da criatividade, da inovação e do design como solução de problemas.

 

Quais foram seus maiores trabalhos em Brasília?

Maiores é uma palavra ampla. No design, ela pode significar desde o volume de investimento, quanto resultados financeiros para o cliente e volume de criação, ou até mesmo aquilo que é mais significativo em termos da perspectiva de inovação ou transformação social.

Em 2012, eu dirigi uma campanha de design e comunicação inovadora para lançamento de veículo classe A da Mercedes Benz, que ganhou prêmio internacional na Alemanha. No lado oposto, fui mentora da ADEGRAF em um trabalho de Identidade Visual do Projeto Pacari, que realiza entregas completas para ONGs que não podem financiar ações de design ao mesmo tempo que realiza mentoria para estudantes de graduação de design. 

Já atuou fora de Brasília? 

Como empresária, já atuei em quase todos os estados brasileiros e fora do Brasil, como Estados Unidos, onde morei por sete anos, Portugal e França. Atualmente, meu escritório atua em São Paulo e Brasília e atende clientes internacionais. Estou com projetos de branding para clientes de cosméticos, gastronomia, lavanderia de autoatendimento e advocacia em São Paulo. 

Como ADEGRAF, atuamos em parceria com outras associações e instituições como a PróDesign, Associação Ceará Design, das cidades criativas de design como Curitiba e Fortaleza e muitas parcerias, sempre com o objetivo de fortalecer e integrar práticas do design como ferramenta de transformação.

 

Em relação à união da vida profissional e pessoal, como você relaciona a maternidade e o seu trabalho? 

Família e maternidade são valores fundamentais para mim, assim como expressar minha criatividade, que é algo que consigo realizar com minha profissão. Filhos nunca foram obstáculos, ao contrário, eu os vejo como dádivas e fontes constantes de inspiração. Eles me atualizam e me provocam a me transformar nas ideias, nos conceitos, comportamentos, ferramentas digitais. 

 

Me conta um pouco sobre seus projetos futuros? 

Estudar e aprender sempre, já que nunca é demais na minha área, além de  realizar muitos projetos de branding e design e, principalmente, alinhar a missão de honrar e zelar pela ADEGRAF e promover ações para o Design de Brasília Cidade Criativa do Design pela Unesco, resgatando o papel de Brasília como centro agregador do design e da identidade nacional.

Veja também

Iniciativas Pegada Solidária e Jambeiro Solidário uniram esforços para arrecadar …

Durante o Natal e o Réveillon, os cardápios incluem uma …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 41

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI