O imenso sucesso da série da Netflix Emily in Paris transformou uma praça tranquila e intocada da capital francesa em um imã turístico. A Place de l’Estrapade é uma das locações mais constantes da série, afinal é onde a americana mora e onde fica o restaurante do querido Gabriel.
A praça, segundo o Estadão, fica bem pertinho do Quartier Latin e a uma curta caminhada do Panteão. Não é um local óbvio de se visitar, mas após o lançamento e sucesso da série, tornou-se alvo de turistas fãs da série. A atenção recém-descoberta pode ser perturbadora para as pessoas reais que vivem e trabalham por lá. Mas a série também está acendendo uma nova paixão por Paris.
A comédia romântica, cuja terceira temporada foi lançada em dezembro, traça as aventuras e desventuras de Emily em sua carreira parisiense e vida amorosa. Em um dia de semana ensolarado, a praça fica lotada de turistas dos Estados Unidos e de outros lugares, tirando fotos, fazendo vídeos e selfies.
Está tudo na Place de l’Estrapade : o prédio de apartamentos de Emily em 1 Place de d’Estrapade, onde ela mora ao lado de Gabriel. O restaurante onde Gabriel, interpretado pelo ator francês Lucas Bravo, é o chef. E, claro, a confeitaria que ela adora.
A dançarina Riskya Octaviana de Jacarta, Indonésia, veio diretamente para Paris depois de se apresentar na Alemanha por causa de seu amor pela série. Depois de rodopiar na praça, no estilo Emily, ela disse: “Emily é minha grande amiga”.
Elizabeth e Ruben Mercado comemoraram seu 25º aniversário de casamento em Paris e visitaram o bairro de Emily como parte de sua viagem. Elizabeth Mercado disse que se preparou assistindo ao programa antes de partirem. “Temos tentado praticar um pouco do francês que aprendemos durante a série’’, disse ela.
Os turistas fazem questão de parar e tomar lanche na Boulangerie Moderne, apresentada na série. A infusão turística aumentou os lucros, reconhece o proprietário Thierry Rabineau.
Stephanie Jamin, que mora na praça e se cruza diariamente com a multidão de turistas, teve que se ajustar a residir em um local obrigatório no mapa dos fãs. Ela diz que as pessoas em si não são um incômodo, mas as multidões podem ser imponentes. “Nós nos tornamos um bairro ultraturístico, sendo que era uma pracinha ainda um pouco preservada do turismo”, disse ela.
A quarta temporada está em andamento, mas a data de lançamento ainda é desconhecida.