GPS Brasília comscore

Após queda de ponte no Rio Tocantins, Novacap garante segurança em viadutos do DF

Em 2018, parte do Eixão Sul, na Galeria dos Estados, despencou por falta de conservação

O desabamento da ponte Juscelino Kubitscheck de Oliveira, que ocorreu no dia 22 de dezembro. sobre o Rio Tocantins, acendeu um alerta sobre necessidade de vigilância e conservação de pontes, viadutos, passagens subterrâneas e passarelas no Distrito Federal. A informação é do Correio Braziliense.

Relatório do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) de 2012 apontava que nove dessas estruturas apresentavam riscos de comprometimento e demandavam intervenções urgentes, principalmente em áreas centrais, como o Plano Piloto.

O receio é que se repita o que ocorreu em 2018, durante o governo de Rodrigo Rollemberg (PSB), quando parte do viaduto no Eixão Sul, na altura da Galeria dos Estados, desabou.

Por isso, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap),  responsável pelo monitoramento e reforço dessas obras, garantiu que as estruturas estão passando por manutenção.

De acordo com o órgão, manutenções periódicas e reformas em várias dessas estruturas estão sendo realizadas . A companhia informou que, em parceria com o Departamento de Estradas e Rodagem (DER), tem adotado medidas preventivas e corretivas nas pontes e viadutos da capital.

Segundo a Novacap, a Ponte do Bragueto passou por ensaios estático e dinâmico na estrutura. O objetivo foi avaliar o comportamento da ponte sob diferentes variações de carga. A instrumentação instalada permite o monitoramento contínuo de deslocamentos, vibrações, rotações e deformações, além de registrar a temperatura ambiente e da construção.

No caso da Ponte Honestino Guimarães, a estrutura passou por uma prova de carga dinâmica no dia 27 de julho de 2024. O teste confirmou que a ponte atende aos padrões exigidos para suportar o fluxo constante de veículos. Além disso, a Novacap reforçou o tabuleiro da ponte com a instalação de cabos de reforço nas longarinas.

Já no caso da Ponte das Garças, em 2018, o local passou por reparos, incluindo a concretagem da laje no canteiro central, entre os dois tabuleiros da ponte. A companhia também substituiu o guarda-corpo e realizou manutenção no sistema de drenagem, na galeria de águas pluviais e no asfalto.

A Novacap também garantiu ter reformado todos os 24 viadutos das tesourinhas na Asa Norte em 2020. Os locais que são símbolo da capital e inaugurados junto com Brasília em 1960, nunca haviam sido reformados e apresentavam problemas graves, conforme laudos técnicos.

A companhia também entregou 12 viadutos na Asa Sul e planeja novas licitações para continuar as reformas em áreas que ainda necessitam de intervenções.

A Novacap também afirmou ter realizado obras de reforço estrutural em viadutos da N2, localizados na área central de Brasília. Os pilares desses viadutos foram aumentados em 20 centímetros e a resistência das estruturas foi adaptada para suportar até 45 toneladas, atendendo às novas exigências de trânsito e permitindo o tráfego de veículos pesados, como caminhões.

Veja também

Grife de moda praia apresenta Verão 4X4: uma coleção que …

A reforma tributária para pessoas físicas, anunciada pelo ministro Fernando …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 41

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI