GPS Brasília comscore

DF Social completa três anos e beneficia 70 mil famílias com auxílio de R$ 150

Programa oferece suporte financeiro automático a famílias cadastradas no CadÚnico com renda de até meio salário mínimo

No dia 16 deste mês, o programa DF Social completou três anos, beneficiando atualmente 70 mil famílias no Distrito Federal com um auxílio mensal de R$ 150. Instituído pela lei nº 7.008, de 2021, o programa é uma das estratégias do Governo do Distrito Federal (GDF) para reduzir a pobreza, conforme o Plano DF Social.

O benefício é concedido automaticamente ao responsável familiar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico), cuja renda per capita seja igual ou inferior a meio salário mínimo. A prioridade é dada às mulheres. Apenas uma pessoa por família pode receber o auxílio, que depende da disponibilidade orçamentária do programa.

Para saber se foi selecionado, o cidadão deve acessar o site do GDF Social e consultar a lista de beneficiários na seção “Consulta DF Social”. É necessário informar o CPF e a data de nascimento. Após a consulta, o sistema indica se a família está entre as contempladas.

Caso selecionada, mas sem conta social aberta, o portal fornece orientações sobre como proceder. As famílias também recebem notificações via WhatsApp e, em alguns casos, ligações da central 156 para informar a inclusão no programa e os próximos passos.

Os beneficiários precisam abrir uma conta social no Banco de Brasília (BRB) para receber o auxílio. A abertura é gratuita e pode ser realizada pelo aplicativo BRB Mobile. Após o cadastro, o cartão para movimentação dos valores é confeccionado em até 15 dias.

Enquanto o cartão não é emitido, os valores podem ser utilizados digitalmente via Pix, transferências e pagamento de boletos pelo aplicativo do banco. A senha da conta deve ser mantida em local seguro e, em caso de bloqueio ou esquecimento, o contato deve ser feito diretamente com o BRB.

As unidades de assistência social, como Cras e Creas, também estão disponíveis para auxiliar famílias na abertura da conta, mediante avaliação da necessidade.

A secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, destacou que a inclusão no DF Social é dinâmica. “A seleção das famílias é feita com base nos dados atualizados mensalmente no CadÚnico. Além disso, são considerados o perfil de renda e as alterações na composição familiar”, explicou.

O pagamento do benefício ocorre no primeiro dia útil do mês seguinte ao mês de referência. Por exemplo, o valor referente a novembro é creditado no primeiro dia útil de dezembro.

A participação no DF Social não requer solicitação. A inclusão é automática, baseada nos dados do CadÚnico, e sujeita à disponibilidade orçamentária. Desde o início do programa, 84 mil famílias já foram beneficiadas.

Com informações da Agência Brasília

 

Veja também

Insistimos em tratar a obesidade com discursos moralizantes, achacando o …

Confira, na íntegra, a entrevista do artista à radio francesa

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.