A temporada das férias foi oficialmente iniciada e, para aproveitar o verão, muitos optam por viajar para destinos praianos. Para curtir o merecido tempo de descanso sem causar nenhum dano para a saúde da pele, alguns cuidados são essenciais.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, o câncer de pele representa 33% de todos os diagnósticos oncológicos no País e a principal causa é exposição inadequada à radiação solar.
Para aumentar a conscientização da população durante essa estação, o Dezembro Laranja reforça a importância da prevenção, destacando a necessidade do uso do protetor solar, a realização de autoexames regulares e a consulta imediata de um dermatologista ao identificar alterações na pele, como manchas ou pintas que mudam de forma, cor ou tamanho.
A dermatologista Rossana Fischer aponta que cuidar da pele é fundamental não apenas para prevenir o câncer, mas também para manter a saúde e a qualidade de vida.
“É importante estar alerta para os sinais como manchas que crescem rapidamente, lesões que coçam, ardem ou sangram e feridas que não cicatrizam”.
Rossana destacou as principais dicas para um verão saudável:
- Use protetor solar diariamente: a aplicação de protetor solar com fator de proteção (FPS) 30 ou superior é indispensável, mesmo em dias nublados. Reaplique a cada duas horas ou após entrar na água ou suar excessivamente.
- Evite a exposição ao sol nos horários de maior intensidade: entre 9h e 15h, os raios UV são mais fortes.
- Hidrate-se constantemente: o calor aumenta a perda de líquidos pelo corpo. Consuma pelo menos dois litros de água por dia.
- Alimente-se bem: priorize alimentos leves e ricos em água, como frutas, verduras e legumes.
- Proteja-se com roupas adequadas: use chapéus de abas largas, óculos de sol com proteção UV e roupas leves, preferencialmente com proteção UV incorporada.