O Mezanino da Torre de TV de Brasília comemorou três anos de atividades em novembro, consolidando-se como um dos principais espaços culturais e gastronômicos mais acessíveis da capital federal.
Localizado no primeiro andar da Torre de TV, no Eixo Monumental, o local atraiu mais de 350 mil visitantes desde sua inauguração, em 2021, e modernizou um dos principais pontos turísticos da cidade, devolvendo aos moradores, após a intervenção do BRB, a totalidade de um dos principais cartões postais brasilienses.
O projeto, liderado por Rafael Godoy, João Maione, Lucas Batista e Bruno Barbosa, surgiu como uma proposta inovadora que uniu arte, cultura e gastronomia. “O espaço foi concebido para integrar essas três áreas, criando uma nova dinâmica para a Torre de TV. Inspirado em projetos internacionais, como o High Line de Nova York e o LX Factory de Lisboa, o Mezanino aumentou em 50% o fluxo de visitantes do monumento”, afirmou Rafael Godoy, sócio-diretor do empreendimento.
Antes de sua inauguração, o espaço passou por mais de R$ 5,5 milhões em reformas, incluindo melhorias no sistema de combate a incêndios, equipamentos de climatização, instalações elétricas e hidráulicas, além de novos banheiros e um projeto arquitetônico assinado por Bruno Porto. Com isso, o local foi transformado em um espaço seguro e confortável para os visitantes.
“O grande desafio foi compreender a arquitetura e a beleza do Mezanino da Torre de TV, além de desenhar um projeto que trouxesse a arte como intervenção, por meio de exposições, em um espaço que fosse confortável, visualmente atrativo, elegante e requintado em termos de gastronomia. Queríamos que o ambiente refletisse não apenas sabores únicos, mas também integrasse a cultura, considerando as diversas expressões artísticas e como o Mezanino poderia absorver essas atrações e oportunidades. Dado o formato triangular do espaço, entendemos que esses três pilares — arte, cultura e gastronomia — deveriam ser os alicerces do projeto”, lembrou João Felipe Maione, também sócio na operação.
A vista panorâmica de 360º da cidade, combinada com um pôr do sol considerado um dos mais bonitos do Brasil, torna o Mezanino uma atração única para brasilienses e turistas.
“Os investimentos foram muito mais no sentido de entender a estrutura atual do próprio Mezanino, e quais investimentos importantes seriam essenciais para transformar um espaço ocupado, não só ocupado com intervenções artísticas e culturais, mas com pessoas que entendessem que o Mezanino e a própria Torre de TV é um equipamento público dos brasilienses e brasileiros”, emendou Godoy.
O chef Alexandre Arroucha comanda a cozinha do Mezanino, oferecendo um menu que mescla sabores regionais e internacionais com um toque contemporâneo. Destaque para pratos que homenageiam a culinária do cerrado e a gastronomia mediterrânea. A carta de drinques, assinada pelo mixologista Nitay Pontes, recebeu reconhecimento como a melhor do ano pelo Prêmio Encontro Gastrô Brasília 2023.
Além da gastronomia, o Mezanino promoveu exposições de artistas renomados e festivais culturais. Nomes como Gabriel Wickbold, Sérgio Coimbra e Daniel Jacaré fizeram parte da programação, que segue intensa desde 2022. Atualmente, a mostra Riscos, de Daniel Jacaré, está em cartaz até 20 de dezembro, com entrada gratuita.
Impacto econômico e social
Com mais de 70 colaboradores, o Mezanino também se destaca como um gerador de empregos e renda em Brasília. O projeto conta com o patrocínio de marcas como BRB, Corona Extra e Nespresso, além do apoio da academia Bodytech e da Del Maipo.
“Acho que nada disso, a própria gestão da Torre de TV como um todo, nada disso seria possível se não tivesse um dos principais gestores e investidores dentro da estrutura do Governo do Distrito Federal, que é o Banco de Brasília (BRB), o principal banco hoje da cidade e interessado em investir em projetos de patrimônio culturais da capital, A Torre de TV, na verdade, é vista junto ao BRB como um dos principais projetos de intervenção urbana que banco já investiu, pois está presente dentro da Torre de TV. Ter o investimento, o esforço de toda a equipe dos servidores, das suas redes sociais, do seu engajamento, de todo o investimento são também importantes para trazer resultados, não só para Brasília, como também, especialmente, ações de marca de experiência para os clientes do BRB”, destacou Maione.
Collab comemorativa
Para marcar os três anos de sucesso, o Mezanino lançou uma blusa em edição limitada, fruto de uma parceria com a marca Dane-se. A peça será distribuída a 100 parceiros que contribuíram para a consolidação do espaço.
No dia 31 de dezembro, o espaço tem marcado o Réveillon do Mezanino 2025, uma festa que promete serviços exclusivos para que optar por passar a virada de calendário com uma das vistas mais bonitas de Brasília.
“O nosso contrato se encerra oficialmente no dia 31 de dezembro, com o réveillon do Mezanino sendo a nossa última atividade prevista . É claro que estamos dispostos a manter o funcionamento. Falo isso como habitante de Brasília, porque o mais importante neste momento é o espaço não estar fechado novamente e de forma desnecessária. Só que, a partir de ano que vem, já não depende de nós”, finaliza João Felipe Maione.
Serviço:
Local: Torre de TV de Brasília (Eixo Monumental – andar R)
Horários: Segunda, das 11h30 às 15h30; terça a quinta, das 11h30 às 15h30 e 17h às 0h; sexta e sábado, das 11h30 às 2h; domingo, das 11h30 às 16h
Reservas: SAC (61) 99376-8952 ou ordem de chegada
Informações: @meza.nino