Tudo não passava de inteligência artificial. Uma foto do Papa Francisco viralizou nas redes sociais no último final de semana. O pontífice vestia uma sobretudo oversize branco fashionista, o que trouxe olhares de crítica. Fiéis da Igreja Católica chegaram a reclamar da “escolha” do líder religioso, considerando a peça uma extravagância.
A foto não é verdadeira. Na realidade, foi criada por uma inteligência artificial e postada há dois dias no Reddit, uma comunidade de fóruns, na página Midjourney, que reúne criações feitas na ferramenta tecnológica. Nesse caso, foi possível criar o retrato hiper-realista a partir da descrição de um texto.
Na última semana, fotos hiper-realistas criadas por inteligência artificial chegaram ao âmbito da política também. Uma era protagonizada pelo ex-presidente dos EUA Donald Trump sendo preso, enquanto a outra trazia Emmanuel Macron, presidente da França, protestando contra a própria proposta de Reforma Previdenciária.
As imagens surgiram em meio a dois contextos nos EUA e França. O primeiro deu-se por conta do que Trump disse sobre a investigação na qual é alvo por possível falsificação de registro comercial. O republicano afirmou que se for indiciado e preso poderá haver “morte e destruição” pelo país.
Já Macron passa por um de seus maiores desafios desde que assumiu o governo. Isso porque há anos tentando encaixar a reforma da previdência na pauta, o chefe de estado finalmente conseguiu, o que gerou protestos por todo o país.
Confira as imagens: