O fim de ano é um período especial, marcado por celebrações e reencontros. É uma época em que nos reunimos com amigos e familiares, muitas vezes, não vemos com frequência para compartilhar momentos de alegria e, claro, deliciosas comidas e bebidas. Essas confraternizações são mais do que simples eventos sociais, elas fortalecem laços e criam memórias duradouras.
Pensando nisso, o GPS | Brasília conversou com o nutricionista esportivo e funcional Renato França, que deixou algumas dicas de como apreciar esse momento de forma tranquila e leve. Confira a seguir:
Aproveite sem culpa
“Minha principal dica é: aproveite esse momento da melhor forma possível! Se você cuidou da sua saúde e bem-estar ao longo do ano, não há motivo para preocupação. Momentos pontuais de indulgência, como as confraternizações e celebrações de Natal e Ano Novo, não irão comprometer seus esforços de um ano inteiro. O seu corpo é um reflexo dos seus hábitos ao longo de 365 dias e não apenas nos dias de festividades de final do ano. É aquela ideia: o que conta principalmente é o que você faz entre o Réveillon e o Natal, e não apenas o que faz entre o Natal e o Réveillon.”
O equilíbrio é fundamental
“Um dos pilares para uma boa saúde física é manter um equilíbrio mental saudável. Martirizar-se por sair da dieta durante as festividades pode gerar sentimento de culpa e ansiedade, o que, por sua vez, aumenta o estresse oxidativo e prejudica a saúde. É importante lembrar que um estilo de vida saudável inclui momentos de flexibilidade e prazer.”
Permita-se momentos de indulgência
“Coma bem, faça exercícios regularmente e permita-se momentos controlados de fuga da dieta. Esses momentos são essenciais para que o processo de manter um estilo de vida saudável se torne algo natural e sustentável a longo prazo, e não uma fonte de sacrifício constante.”
A balança não é uma boa referência
“É bastante comum uma oscilação para cima no peso corporal após o período de festas. Afinal, as comidas e bebidas consumidas nas festas têm um alto valor calórico, muitas vezes com teor mais alto de sódio, e quando combinadas com ingestão de bebidas alcoólicas, levam ao inchaço e retenção hídrica nos dias subsequentes às festas. Apenas uma pequena parte do peso se deve ao aumento da gordura corporal; o restante é devido à oscilação de líquidos. O que sugiro sempre é que, dentro do possível, mantenha a rotina de exercícios e retome a alimentação tão logo seja viável. Para quem se cuida, essa alteração transitória no peso devido ao período de festas costuma ser reversível em uma semana até 10 dias após retomar a rotina.”
Conclusão
“As celebrações de fim de ano são oportunidades únicas para renovar laços afetivos e criar memórias felizes ao lado de pessoas queridas. A chave é aproveitar esses momentos com consciência e moderação, sem se preocupar excessivamente. Lembre-se de que a saúde é um compromisso diário, construído ao longo de todo o ano. Assim, permita-se celebrar, desfrutar e viver esses momentos especiais com alegria e tranquilidade.”
Renato França
@nutricionistarenatofranca
www.clinicarenatofranca.com.br