Arquitetura e decoração são elementos que adotam inovações constantes. Seja pelas mudanças em padrões ou no surgimento de tecnologias, as tendências sempre acompanham essa metamorfose. Sendo assim, os profissionais Alex Claver, Marcelo Marcolino e Wilker Medeiros organizaram o Ginger Hub, primeira edição do evento que reuniu especialistas renomados do mercado para compartilharem suas experiências de sucesso em talks.
Os arquitetos Henrique Steyer, Mauricio Arruda (TODOS Arquitetura), Guto Requena, Carlos Carvalho (Studio ro+ca), Jaime Portugal (JP Arquitetura), Bel Lobo (be.bo) e Patricia Pomerantzeff (Doma Arquitetura) falaram sobre temas como impulsionamento do escritório na internet; gestão eficiente e cases audaciosos; arquitetura, tecnologia e afeto; design inusitado; e como ser arquiteto em 2023.
Sheyla Christina, personagem criada por Fabio Marx e sucesso nas mídias sociais, foi a atração surpresa da edição de estreia do evento que deve desembarcar em Milão, em 2024, durante a realização do Salone del Mobile Milano, e em uma capital do Nordeste ainda este ano.
“Não esperávamos que a nossa ideia seria recebida tão bem. O nosso foco é proporcionar uma conexão, apresentar empresas e indústrias para profissionais ainda desconhecidos e ajudar o profissional ainda em formação ou no início da carreira a criar relações sólidas, pois é como julgamos ser a melhor forma desse conhecimento ser explorado”, afirma o trio à frente do Ginger Hub.
O GPS conversou com os palestrantes sobre os rumos da arquitetura e design. Olha só:
“Não busco tendências, mas ser sustentável é importante sempre. Aproveitamento de materiais e gerar pouco resíduo torna-se fundamental. Uma boa luz será sempre fundamental em um projeto, assim como privilegiar a identidade da marca no caso de um projeto comercial”, Bel Lobo que apresentou talk com o tema “Vida é obra”. Ela começou a carreira como arquiteta na Richards em 1987. Poucos anos depois abriu o próprio escritório, projetou centenas de lojas e restaurantes e virou referência nacional em projetos de varejo. Em 2010, criou a be.bo. Apresentou os programas Decora, Lá Fora e Espaço para Dois (GNT).
“Preservar a história da construção se antigo e a personalidade dos moradores. O projeto precisa proporcionar praticidade a quem vai morar. A casa tem que ser usável e ser aconchegante”, aposta Carlos Carvalho que falou no evento sobre “Meu morar! Uma análise do morar por Carlos Carvalho”. O arquiteto é fundador do Studio ro+ca, formado pela FAU – UFRJ. Apresentador dos programas (GNT): Missão Design e Reforma de Casais. Está à frente da Basi.co Design, uma linha de mobiliário com sua assinatura e personalidade – junto ao seu irmão, Caio Carvalho.
“A casa do futuro não é branca, ela tem cor. A casa tem que ter tapete, cerâmica, materiais brasileiros, história, vida. Casa conectada com sistema de controle de áudio, vídeo, mas com o uso de materiais sustentáveis e ser bifílica. Projetos compartimentados são passado”. Guto Requena que versou sobre “Arquitetura, tecnologia e afeto”. Premiado nacional e internacionalmente, é arquiteto, urbanista e designer graduado pela USP e mestre na mesma universidade. Fundou o Estudio Guto Requena e desde então recebeu diversos prêmios, palestrou e expôs em mais de 20 países. Atuou como apresentador dos programas Nos Trinques (GNT) e Queer Eye Brasil (Netflix).
“A tendência é não seguir tendência. Ser autoral. Um projeto deve despertar todos os sentidos e ser durável, além de apostar em um mobiliário com personalidade e durabilidade”, diz Henrique Steyer, consultado após a sua palestra “Design inusitado: entre o céu e o inferno”. Ele estudou Comunicação, graduou-se em Arquitetura e Urbanismo, fez pós- graduação em Publicidade e Propaganda e também em Design Estratégico. Profissional multidisciplinar conta com a parceria do designer Felipe Rijo desde 1998 no Albus Design, estúdio que opera nas áreas de arquitetura, design de produtos, webdesign e propaganda.
“Projetos para o mundo do metaverso”, observa Jaime Portugal participou do Ginger Hub com o tema “Gestão eficiente e cases audaciosos com vidros e espelhos”. Formado pela Faculdade ESUDA e com MBA em Gestão de Projetos pela Faculdade Santa Maria, é líder da JP Arquitetura, escritório de Pernambuco com mais de 200 projetos realizados na área residencial e comercial e de galpões logísticos. É idealizador do movimento “Tamo Junto: Um papo real sobre arquitetura”.
“A internet propicia a identidade do cliente com o seu trabalho. Sustentabilidade é o que norteia o meu trabalho e é um caminho que regerá os projetos. Sobre conquistar um cliente, o importante é ouvir, não ir com as imagens prontas. Soluções, materiais duráveis e design afetivo nunca serão descartados. Estamos na era do prossumidor. É o cliente quem decide qual e a utilização do produto”, diz Maurício Arruda que inebriou a plateia com “Perguntas para a vida toda. Ser arquiteto em 2023”. O arquiteto é formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre pela Universidade de São Paulo. É sócio e diretor criativo da TODOS Arquitetura. Tem um comprometimento com o design contemporâneo, sustentabilidade e cultura brasileira. Apresentou o programa Decora (GNT). Em 2019 lançou o livro Decora com Maurício Arruda.
“Acredito que tendências vão muito além de capas de revista. Tem um inconsciente coletivo tanto na moda, quanto na arquitetura, que define tendências, mas o que move a gente da Doma é o cliente, é ele que dita as tendências do projeto. O que ele precisa e quer”, afirma Patrícia Pomerantzeff. Ela palestrou sobre “Como impulsionar o escritório com a internet + bastidores DOMA”, da Doma Arquitetura. Formada em Artes Plásticas e Arquitetura e Urbanismo, atua na área de projetos de arquitetura e interiores desde 2016, quando fundou o escritório. Realizou mais de 200 obras em São Paulo e região e mais de 500 projetos em todo o País.
Palestrante surpresa no evento, Sheyla Christina defende projetos voltados para a diversidade. “Com cor, textura, revestimento, maximalismo, história e personalidade. Casa que conta história. Aposto que o design vai se tornar mais acessível”.
Confira os cliques do evento: