GPS Brasília comscore

Saiba por que é importante cortar as unhas do seu pet

Veterinário explica que unhas grandes atrapalham o caminhar e o equilíbrio dos bichinhos, podendo até desencadear problemas diversos com o passar do tempo

Compartilhe:

Ao **adotar** um **bichinho**, os tutores devem estar preparados e dispostos a **cuidarem** de seus _pets_ de todas as formas possíveis. Sendo assim, um dos principais pontos é a atenção com a **higiene**. O simples fato de cortar as **unhas** dos animais, por exemplo, é importante para manter o bem-estar e a saúde deles.

Unhas podem **encravar, quebrar e atrapalhar o equilíbrio** e o caminhar dos pets. Segundo o médico veterinário e professor do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Anhanguera, **Thiago Bastos**, unhas grandes em cães, gatos e até mesmo em outras espécies de animais como aves e répteis atrapalham o **caminhar** e o **equilíbrio** dos bichinhos, podendo até desencadear problemas diversos com o passar do tempo.

![Foto: Unsplash](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/pata_de_dog_cachorro_kristine_tanne_cvd0jwttvhq_unsplash_964a71c560.webp)

>“A não realização do corte de unhas pode interferir no modo de pisar do animal, podendo causar problemas posturais, perda de equilíbrio e até quedas provenientes de escorregões. Para evitar isso, o corte de unha é feito em média a cada duas semanas. Além de garantir o bem-estar do animalzinho, ajuda na conservação de móveis e objetos do ambiente onde o pet vive”, afirma o docente.

Para ajudar a identificar o **momento certo** de cortar a unha do animal, o tutor pode ficar atento se o cão produz **barulho** de atrito com o chão ao caminhar. Em alguns casos, se a unha estiver incomodando o cachorro, ele irá caminhar de forma **diferente** que o convencional, andando com a patinha levemente levantada.

Entre os **cuidados** necessários, o tutor também deve prestar atenção à unha do **dedo vestigial** do animal. Normalmente os cães têm cinco dedos nas patas dianteiras, e quatro dedos nas patas traseiras. O dedo vestigial é o que fica mais **internamente** da pata da frente, que exceto em casos de má-formação, não toca o chão quando o cachorro caminha. Por isso, essa unha tende a ser maior, curvada e precisa ser cortada com mais regularidade.