O Instituto Histórico e Geográfico de Brasília (IHG-Brasília) completou 64 anos de existência e, para celebrar, preparou uma programação especial que homenageia seu papel como guardião da memória e da identidade cultural da capital. Então, na noite dessa terça-feira (11), deu início às comemorações com a inauguração do acervo do engenheiro Joffre Mozart Parada (1924-1976), um dos pioneiros da construção de Brasília.
Conhecido como “o homem da régua” por sua precisão técnica, o engenheiro esteve entre os primeiros a desbravar o Planalto Central, sendo responsável pela locação do Plano Piloto, demarcação do Marco Zero da capital e organização da Cidade Livre, que posteriormente foi transformada no Núcleo Bandeirante.
Em comemoração ao aniversário do IHG, a família do engenheiro doou 50 itens históricos para o instituto, que incluem instrumentos de trabalho, documentos, fotografias e mapas, entre os quais se destaca o primeiro mapa oficial do Distrito Federal.
“Esses objetos, que durante anos ficaram guardados, agora estão no lugar certo: em um museu onde podem ser apreciados por todos os visitantes e estudantes que passam por aqui”, acredita Thelma Parada, filha de Joffre. “Tenho certeza que meu pai ficaria feliz com essa doação”, afirma.
Já para o presidente do IHGDF, Paulo Castelo Branco, “o acervo de Joffre é uma grande aquisição para o nosso museu”, afirma. “Nosso papel é ser guardião da história dessa cidade, aproximando as novas gerações da história da capital federal”, observa.
A noite também incluiu a inauguração da galeria dos ex-presidentes, que destaca figuras importantes como Juscelino Kubitschek, fundador e presidente honorário perpétuo do Instituto, e o Ministro Júlio Barata, primeiro presidente da entidade.
Ainda mais, com o intuito de reafirmar seu compromisso com as futuras gerações, o IHG-Brasília apresentou o Projeto Sócio Acadêmico Mirim, que visa aproximar estudantes da rede pública do patrimônio histórico e cultural do Distrito Federal.
Criado em 1960 por JK, o Instituto Histórico e Geográfico de Brasília é uma entidade sem fins lucrativos dedicada ao estudo, à preservação e à divulgação da história e da geografia do Distrito Federal. Com um corpo de 120 acadêmicos, promove iniciativas voltadas à valorização do patrimônio cultural e à educação de jovens sobre a história da capital.
Veja mais cliques da noite, pelas lentes do fotógrafo Johnson Barros: