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Moda masculina, em alta, já chega perto dos 42% do mercado mundial

Crescimento se deve à força do streetwear na passarela, em 2017,agora revisitando a alfaiataria em peças alongadas e ajustadas à silhueta

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Acompanhando o já tradicional calendário de lançamentos, janeiro é mês das semanas de **moda masculina** nas grandes capitais mundiais. Com uma série de desfiles e apresentações organizados pelas grandes marcas internacionais, o evento abre a temporada de outono-inverno no Hemisfério Norte com um cronograma que segue com a **semana de alta-costura** – no dia 23 – e termina com as tão faladas semanas de prêt-à-porter feminino de **Nova York, Londres, Milão** e **Paris** – estas programadas para acontecer entre fevereiro e março.

Neste ano, no entanto, as semanas de moda dedicadas aos homens chegam com **mais atenção** da mídia e presença de celebridades em seus desfiles, o que sugere uma maior importância dessa fatia do mercado.

A justificativa principal dessa mudança está nos **números**. Segundo dados da empresa de pesquisas **Statista**, em 2018 o mercado masculino representava cerca de 31,7%, em volume de vendas do consumo de moda como um todo; em 2022 este número saltou para aproximadamente 40,3% e a previsão é de crescimento. Em 2023 é esperado que a moda masculina seja responsável por 42,5% do total da renda do mercado de moda globalmente.

Há algumas temporadas vimos o foco desse mercado se voltar completamente para o _streetwear_. Marcas como o fenômeno **Vetements** – criada em 2014 pelos irmãos georgianos **Demna** e **Guram Gvasalia** – fizeram nascer no público masculino um **desejo ardente** por **camisetas** e **moletons _oversized_**, tênis e calças jeans. Nessa época, que teve seu auge entre 2017 e 2019, a **alfaiataria perdeu força** e a moda das ruas reinava absoluta.

**Peças ajustadas**

Desde então, o mercado vem se afastando dessa imagem e o que vimos nas passarelas em 2023 mostra uma quebra quase completa com essa linguagem. Nesta temporada o foco é um visual muito mais “arrumado” com **peças bem ajustadas** e **cores sóbrias**, tudo sem deixar de lado o _mélange_ de referências do mundo dos esportes e das ruas que são tão amados pelo público em geral, trazendo em especial uma peça e a forma como ela foi apresentada neste mês de janeiro: a _puffer jacket_.

As jaquetas acolchoadas – que inicialmente tinham apenas a função técnica de promover isolamento térmico – surgiram no mercado nos anos 1930, ganharam fama nos 40 e com o passar dos anos se transformaram. Nos anos 1980 a _puffer jacket_ chegou a ser o símbolo de um movimento de subcultura de jovens em Milão conhecido como **Paninaro**.

Há alguns anos, a francesa **Balenciaga** trazia _puffer jackets_ com tamanhos extremamente exagerados, sobre camisetas e moletons e neste janeiro diversas marcas apresentaram a peça de forma mais refinada para se adequar aos novos desejos do consumidor.

![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/balenciaga_po_s23_006_10853819_1793f14276.jpg)
![Balenciaga](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/balenciaga_po_s23_014_10853819_4bd4020246.jpg)

**Cortes precisos**

Na italiana **Fendi** as jaquetas acolchoadas são feitas de couro e vêm acompanhadas por calças jeans com cortes precisos de alfaiataria e malhas de cashmere. Ou, então, em versões alongadas e ajustadas à silhueta, usadas com camisas impecáveis que recebem intervenções e **pingentes** na gola. Todo o desfile da marca, por sinal, vem pautado por uma **elegância fascinante** que **subverte o clássico** ao apostar em ornamentos, texturas e misturas.

![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/fio01078_10890884_5ec5c8c093.jpg)
![Fendi](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/fio00696_10890884_683x1024_a69c904082.jpg)

A história se repete na passarela de **Giorgio Armani**, que trouxe desta vez uma versão notável do casaco acolchoado, este todo feito em pele falsa, como pedem os novos tempos de consciência na moda. Já as tradicionais **Zegna** e **Brunello Cucinelli**, famosas mundialmente pela alfaiataria indefectível, trouxeram jaquetas e coletes puffer elegantemente colocados sobre ternos.

![Giorgio Armani](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/armani_4af8b68ddb.jpg)

![Zegna](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/zegna_787a4d25a4.jpg)

E até mesmo grifes que nasceram com o DNA no estilo _streetwear_, como a **VTMNTS** – marca filha da Vetements – parecem ter mudado seu olhar, apresentando a peça em uma coleção mais sóbria, contida e, até certo ponto, clássica.