GPS Brasília comscore

Velocidade máxima! Pedro Clerot corre dentro e fora da pista

O brasiliense **Pedro Clerot tem apenas 15 anos**, mas conseguiu um grande feito: sagrou-se o **primeiro campeão da Fórmula 4 Brasil**. No horizonte, **seu alvo é ambicioso, a Fórmula 1**, naturalmente. Mas, até lá, a dedicação ao automobilismo é total e inclui horas de simulador, treinos físicos diários e de kart. Quem encontra Pedro fora das pistas pode nem entender que se trata de um rapaz que conduz um **monoposto de 160 cavalos de potência, capaz de passar dos 200km/h**.

Com 1,77m de altura, ele aparenta ser um **típico adolescente**, mas basta começar a falar sobre pistas e carros para ver a **maturidade e foco** nos planos para o futuro, na **admiração pelos seus ídolos** e até sobre questões financeiras, fundamentais para a carreira que escolheu. Apesar de **empolgado**, Pedro vê com um olhar bem **realista** a chance de chegar até a principal categoria do automobilismo.

![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/pedroclerot_foto15_6c5d34f874.JPG)

“_Meu sonho é a Fórmula 1, mesmo que pareça impossível. Eu vou tentar até eu ver que não dá mais. É minha prioridade_”, afirma. O **principal obstáculo é realmente o financeiro**, já que a desvalorização do Real frente ao Euro é uma barreira considerável. O último brasileiro a correr na categoria foi o paulistano **Felipe Massa**, que teve uma carreira longa, com 15 temporadas. Um ano antes dele, o brasiliense **Felipe Nasr** deixou a F1 após dois anos. Para chegar lá, é preciso se destacar nas categorias de base, a exemplo da Fórmula 4 Brasil, e contar com investidores e patrocinadores. **Nem sempre o talento prevalece**, já que existem os chamados “pilotos-pagantes”, que, graças a aportes financeiros, mantêm-se nas equipes.

Na caminhada, Pedro Clerot tem feito a própria parte para alcançar seus objetivos. Ele estuda no **Accelerated Sports Program**, na Williamstown High School, uma escola em **Viena**, na Áustria, **destinada a atletas de alto desempenho**. Totalmente online e flexível, o colégio é feito para quem tem uma rotina diferente do usual, com treinos e competições. Pedro faz **treinos físicos diários e passa cinco horas todos os dias no simulador**, dentro de casa. Além disso, a preparação inclui voltas de kart duas vezes por semana.

![pedroclerot_foto03.jpg](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/pedroclerot_foto03_b182412631.jpg)
![pedroclerot_foto02.jpg](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/pedroclerot_foto02_fc840c8e25.jpg)

Todavia, é no simulador que Pedro se mantém imerso. Em um mezanino no próprio quarto, ao lado de troféus, medalhas e capacetes, o adolescente tem contato com os principais circuitos do mundo. **A simulação é perfeita e o equipamento, de primeira**. “_O freio é de 100 kg_”, revela. A dedicação é tanta que o jovem revela **abdicar da vida pessoal** pelo sonho de ser piloto. “_Neste ano, devo ter ido em duas festas, no máximo_”, disse. Afinal, as viagens para autódromos nos estados de São Paulo, Goiás e Rio Grande do Sul tomam tempo. Outra situação inerente à idade tem a ver com **não poder dirigir, mesmo que tenha alcançado precisão nas pistas**. “_É horrível. Ainda faltam três anos_”, brinca.

**Histórico**

Pedro **iniciou no automobilismo aos nove anos**. Segundo ele, foi preciso correr atrás do tempo perdido, já que boa parte dos pilotos dá as primeiras voltas alguns anos antes. “_A maioria dos meninos começa com cinco ou seis anos de idade_”, disse. Nos primeiros anos **no kart, foi tricampeão brasiliense** e venceu duas vezes o open nacional da modalidade.

![pedroclerot_foto11.JPG](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/pedroclerot_foto11_cb1ebb8bed.JPG)

Em 2020, o rapaz liderava a Copa São Paulo Light de kart, quando **sofreu um grave acidente no kartódromo do Guará**. Dois carros colidiram à frente e não houve tempo de Pedro desviar. Ele capotou e ficou com os pés presos nos pedais. O resultado foi doloroso: **quebrou uma perna e sofreu uma luxação na outra**. Foram 45 dias sem caminhar e, obviamente, sem entrar em um carro de corrida. Pedro confessa que, mesmo assim, continuou pilotando o simulador dentro de casa e subindo escadas. Com os resultados de antes do acidente, **ainda conseguiu ficar em segundo no campeonato**, sem correr as últimas etapas.

No ano seguinte, ele fez a transição do kart para a **Fórmula Delta**. Nessa categoria, o brasiliense foi **o mais jovem a conquistar uma pole position**. Pedro foi o vice-campeão, com três vitórias, ficando atrás de Gabriel Fonseca. Os resultados foram positivos e foi possível almejar uma vaga na Fórmula 4, um campeonato homologado pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e que estrearia no Brasil.

![pedroclerot_foto10.JPG](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/pedroclerot_foto10_15e5488045.JPG)

Para se preparar, o piloto realizou uma pré-temporada na Itália, pilotando o mesmo carro nas etapas do país. Lá, ele **correu nos circuitos de Monza e Imola**, que estão atualmente no calendário da Fórmula 1, e também em **Cremona e Misano**.

Nesse ano de Fórmula 4, Pedro andou ao lado de pilotos como **Fernando Barrichello, Felipe Barrichello Bartz e Nicolas Giaffone**. Os sobrenomes são famosos. Os dois primeiros são o filho e o sobrinho de Rubens Barrichello, vice-campeão de Fórmula 1. Nicolas é de uma família que está na terceira geração de pilotos.

**Sem parente no automobilismo, Pedro Clerot não enfrentou qualquer tipo de preconceito**. O fato de não pertencer a uma dinastia de pilotos pode até ser encarado como positivo, segundo ele. “_Não acho que faça uma grande diferença. Em algumas situações, ajuda. Em outras, não é bom. Cria uma expectativa na cabeça do piloto_”, acredita.

![pedroclerot_foto13.jpg](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/pedroclerot_foto13_6772642e88.jpg)

Com ou sem padrinho famoso, **o ambiente é bom**. Fora do carro, Pedro se enturma com os **adversários da pista, que acabaram se tornando amigos**. “_A gente fica na maior resenha, falamos besteira pra caramba. Todo mundo tem 15 anos de idade, então é meio ‘crianção’. Vira uma família_”, conta. Mas é preciso **separar as situações**. “_Tenho amigos dentro da pista, mas, depois que nós colocamos o capacete, cada um é cada um_”.

O contato com pilotos transcende a categoria que Pedro disputou em 2022. Por conta do simulador que joga, o brasiliense acabou se aproximando de vários pilotos, a exemplo de **Felipe Drugovich**, paranaense campeão da Fórmula 2, a principal porta de entrada para a Fórmula 1. Mas, **por ter um ranking alto dentro do software**, o jovem de 15 anos já competiu com **grandes nomes do automobilismo**. “_Já corri com Max Verstappen, George Russell e Alexander Albon_”, cita nomes atuais da Fórmula 1.

![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/pedroclerot_foto06_d3ebe65813.jpg)

A cada ídolo citado por Pedro, um **brilho no olhar** para um dia chegar fisicamente no circuito mundial e disputar posições com eles. Entre simuladores, treinos e pistas, o **sonho** de ser recompensado pela dedicação ao automobilismo desde a infância.

Veja também

A vida é como uma travessia no mar: serena no …

Doença comum após os 45 anos pode evoluir rapidamente e …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.