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Biografia: Vermeer usava câmara escura para pintar quadros

Livro conta que um grupo de monges jesuítas ensinou o pintor a usar a câmara escura, o que demonstra pela primeira vez a influência da Igreja Católica

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O pintor **holandês** Johannes Vermeer costumava usar uma câmara **escura** para pintar suas telas, conhecidas por sua **precisão** e **jogo de luz** – disse o _Rijksmuseum_, em Amsterdã, nessa sexta-feira, 6, ao revelar uma nova **biografia** do artista.

O livro conta que um grupo de **monges jesuítas** ensinou o pintor a usar a câmara escura, o que demonstra pela primeira vez a influência que a **Igreja Católica** tinha sobre Vermeer (1632-1675). Antes de se converter ao **catolicismo**, o artista era protestante, afirma o museu em uma nota.

O _Rijksmuseum_, também conhecido como _Museu Nacional de Amsterdã_, organizará em fevereiro a maior **exposição** já realizada sobre este pintor da era de ouro holandesa, com 28 quadros.

![(Foto: Reprodução/Pinterest)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/img_1e40ffc16a742fb8_af6384ee9a.jpeg)

A vida de Vermeer é pouco conhecida, ao contrário de suas obras, como _Moça com Brinco de Pérola_, um de seus quadros mais **famosos**.

Sua casa em Delft, uma cidade situada entre Haia e Roterdã, ficava ao lado de uma missão jesuíta que abrigava uma **igreja** escondida.

No final do século 16, o **culto católico** foi proibido por holandeses **calvinistas**, mas cerca de um terço da população continuou sendo fiel ao **Vaticano**.

Vermeer _”muito provavelmente entrou em contato com os jesuítas pela primeira vez, devido à câmara escura”,_ segundo a biografia que será publicada em janeiro pelo diretor de _Belas Artes do Rijksmuseum_, Gregor Weber.

Usada sob diferentes formas há milhares de anos, a câmara escura é um **instrumento óptico** que contém um espaço, ou caixa escura, na qual uma imagem exterior é projetada através de um pequeno orifício.

>”Os efeitos luminosos da câmara também se encontram nos quadros de Vermeer, o que deixa poucas dúvidas de que o artista se inspirou nela”, afirma o museu.

Os jesuítas _”consideravam a câmara escura como uma ferramenta de observação da luz divina de Deus”_, explicou o museu.

O efeito característico que produz a câmara, com o **centro em foco**, mas deixando outras áreas borradas, é _”precisamente o que Vermeer fez”_ em sua pintura _A Rendeira_, em exibição no _Louvre_, em Paris, acrescentou Weber.