A **maior ilha do mundo** passa longe daquela imagem paradisíaca de areias branquinhas, sol e água fresca. A Groenlândia, no Círculo Polar Ártico, tem 78% de seu território coberto por geleiras e uma população de cerca de 56 mil pessoas, distribuídas em impressionantes 2 milhões de quilômetros quadrados.
A ilha é um território autônomo da Dinamarca e chegar lá é uma **tarefa árdua**: a partir de São Paulo, são quatro voos e uma última etapa feita de helicóptero sobre um dos maiores sistemas de fiordes do mundo.
O esforço, no entanto, vale cada segundo na ilha. Entre junho a agosto, os turistas podem testemunhar um dos fenômenos mais incríveis da Terra, o Sol da Meia-Noite, quando o astro-rei não se põe no horizonte. Outra atração ímpar são as **fontes termais** em meio ao frio intenso, de onde os visitantes podem assistir à **dança das baleias gigantes** no Oceano Glacial Ártico.
![Foto: Pixabay](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Foto_Pixabay_5f237d199e.jpg)
![Foto: Pixabay](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Foto_Pixabay_c0c0daebc4.jpg)
![Groenlândia/ Foto: Pixabay](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Foto_Pixabay_7ed72502cb.jpg)
**Gigante brasileira**
Para quem não quiser ir tão longe, o Brasil também tem sua ilha gigante. A Ilha de Marajó, localizada no **Estado do Pará**, é mais modesta no tamanho – pouco mais de 40 mil quilômetros quadrados -, mas tem uma característica especial por ser a maior **ilha fluviomarinha do mundo**: Marajó está separada do continente pelo delta do Amazonas, pelo complexo estuário do rio Pará e pela baía do Marajó.
**A melhor forma para chegar ao local é ir até Belém** e de lá pegar uma balsa no **terminal hidroviário da cidade**. O trajeto dura em média 3h30. Uma época boa para visitar Marajó é no período de **julho a dezembro, quando a chuva dá uma trégua** e o calor não é tão intenso.
Com **15 municípios e somando uma população de 250 mil habitantes**, a ilha é maior que países como **Bélgica e a Suíça**.
Uma das atrações mais curiosas de Marajó é a presença constante dos búfalos, que são usados até como táxi. São cerca de 700 mil búfalos na ilha e a história sobre **a presença dos exóticos animais é um mistério**. A teoria mais aceita é a de que um navio asiático com destino à Guiana naufragou próximo a Marajó no século 19. Alguns animais sobreviveram e nadaram até a ilha, onde se reproduziram e começaram a ser utilizados pelos agricultores para as mais diversas atividades, da produção de leite ao transporte.
![Foto: Cortesia ](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Foto_Cortesia_c8befdd599.jpg)
![Búfalos de Marajó: presença exótica](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/ilha_marajo_bufalos_73ef17245b.webp)
![Praia de São João Ilha do Marajó /Foto: Cortesia](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Foto_Cortesia_15cc31accb.jpg)
Que tal fazer uma viagem insólita e conhecer uma dessas ilhas em 2023?