GPS Brasília comscore

Ainda Estou Aqui e Fernanda Torres são indicados ao Globo de Ouro

Filme desponta como favorito na premiação que acontece em janeiro, considerada um termômetro para o Oscar

O filme brasileiro Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, foi indicado ao Globo de Ouro 2025 em duas categorias: Melhor Filme de Língua Estrangeira e Melhor Atriz de Filme de Drama, com Fernanda Torres sendo reconhecida por sua interpretação de Eunice Paiva. A cerimônia, marcada para 5 de janeiro em Los Angeles, é considerada um termômetro importante para o Oscar, aumentando as expectativas para uma possível indicação ao prêmio da Academia.

Inspirado no livro de Marcelo Rubens Paiva, o filme Ainda Estou Aqui traz uma narrativa sobre a luta de Eunice Paiva para provar que seu marido, Rubens Paiva, foi vítima da ditadura militar. Interpretado por Selton Mello, Rubens, engenheiro e ex-deputado cassado, foi preso, torturado e morto após ser levado de sua casa por militares da Aeronáutica, em 1971.

A personagem de Fernanda Torres emerge como uma figura central, enfrentando um sistema opressor enquanto cria seus cinco filhos e se torna um símbolo na defesa dos direitos humanos e no reconhecimento das vítimas da ditadura. O filme também relembra marcos históricos, como a Lei 9.140/95, que reconheceu os desaparecidos políticos como mortos, e o esforço de Eunice para obter o atestado de óbito do marido. 

Prestígio internacional

Após 12 anos longe da direção de longas-metragens, Walter Salles retornou ao cinema reafirmando o seu prestígio internacional. O filme estreou no 81º Festival de Cinema de Veneza, onde conquistou a Osella de Ouro de Melhor Roteiro, escrito por Murilo Hauser e Heitor Lorega, e encantou público e crítica. No Brasil, a produção atingiu a marca impressionante de dois milhões de espectadores, consolidando-se como um dos maiores sucessos do cinema nacional recente.

Ainda Estou Aqui é o quarto filme de Salles a ser indicado ao Globo de Ouro na categoria de Melhor Filme em Língua Não Inglesa, com chances de garantir ao diretor sua segunda vitória. Em 1999, ele levou o prêmio com Central do Brasil, embora Fernanda Montenegro, protagonista daquele clássico, tenha perdido na categoria de Melhor Atriz. A filha, Fernanda Torres, é a segunda brasileira a ser concorrer ao prêmio na história. Outras produções marcantes, como Abril Despedaçado (2002) e Diários de Motocicleta (2005), também foram reconhecidas na premiação, mas não levaram a estatueta.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Associar cura ao tratamento requer considerar diversos aspectos físicos que …

Um dos grandes destaques do encontro foi o aprofundamento no …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.