“Ano passado eu morri, mas esse ano eu não morro.” Este trecho da música do cantor Belchior nunca foi tão bem representado como atualmente pelo torcida do Botafogo. Se em 2023 o time alvinegro protagonizou um dos maiores vacilos do futebol ao perder um título brasileiro praticamente ganho. Em 2024, os mesmos torcedores angustiados estão comemorando o tricampeonato brasileiro, dias após conquistar um título ainda mais expressivo: a Copa Libertadores da América.
A confirmação do título veio neste domingo (8), com um estádio Nilton Santos lotado, onde o Alvinegro derrotou o São Paulo por 2 a 1, conquistando seu terceiro título nacional na história, o primeiro desde 1995, na era do ídolo Túlio Maravilha.
Diante de 41.986 pessoas, o Botafogo entrou em campo cheio de expectativas pela confirmação de um título que escapou em 2023. O São Paulo, sem mais objetivos a cumprir no campeonato, colocou no jogo uma escalação alternativa.
Como foi a partida
A partida começou sem sustos. Savarino abriu o placar para o Botafogo no primeiro tempo e William empatou no segundo. Nos acréscimos do confronto o volante Gregore marcou o gol da vitória. O glorioso chegou aos 79 pontos, sua melhor campanha na história da competição na era dos pontos corridos.
O único time que poderia ameaçar a conquista dos botafoguenses era o Palmeiras. Para conquistar o título o alviverde teria que torcer por uma derrota do time carioca e ainda vencer o Fluminense em São Paulo. No entanto, nem o dever de casa o Palmeiras conseguiu fazer, pois perdeu por 1 a 0 para o tricolor carioca. O Palmeiras terminou como vice-campeão, com 73 pontos. O Fluminense acabou com 46 pontos, se livrando de forma milagrosa de uma possível queda para a série B do campeonato em 2025.
Feito histórico
Com a conquista deste domingo, o Botafogo iguala o feito de Santos (em 1962 e 63) e Flamengo (em 2019), vencendo no mesmo ano os títulos do Campeonato Brasileiro e da Libertadores da América.
Os objetivos da equipe não param por aí: na próxima quarta-feira (11), inicia a disputa da Torneio Intercontinental de Clubes da Fifa, encarando o Pachuca (México) a partir das 14h (horário de Brasília).
*Com informações da Agência Brasil