GPS Brasília comscore

Como a preocupação com saúde e estética afeta mulheres acima dos 50?

Ter medo de depender das pessoas, entrar na calça jeans, ter mais qualidade de vida, lutar contra a flacidez… Muitos são os motivos para que as mulheres a partir dos **50 anos** passem a **investir mais na própria saúde**. É o que mostra um estudo feito pelo profissional de educação física e influenciador **Aurélio Alfieri** com cerca de 9 mil mulheres de 45 a 75 anos, entre outubro e novembro de 2022.

Acostumadas a desempenhar um papel de **cuidadoras** na sociedade, as mulheres brasileiras demonstram ter uma grande preocupação com a **estética e a saúde**. Mais de 75% das respondentes da pesquisa revelaram que o cuidado com a saúde é a **principal motivação** para a prática de exercícios. No entanto, 13% das mulheres revelou que são motivadas pela aparência e 11% delas pelo desempenho físico.

![Foto: Marcus Aurelius/Pexels](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/pexels_marcus_aurelius_6787202_df6bf93b78.jpg)

A pesquisa também mostrou que a maioria (61%) acredita que **precisa emagrecer**. _“Sabemos que o o preconceito com a idade é um dos fatores que influenciam na percepção de como devem ser os corpos idosos, principalmente no caso das mulheres, por isso, emagrecer é uma meta da grande maioria delas, seja para controlar o colesterol, a diabetes ou para melhorar a autoestima”_, observa Aurélio.

**_”Vontade de sair desse corpo e pegar um mais saradinho”_**

Mesmo que algumas mulheres levem as consequências da idade com **bom humor**, 42% das seguidoras do influenciador que responderam a pesquisa revelam **sentir tristeza** quando percebem que seus corpos estão ficando **flácidos**. Algumas, inclusive, demonstram sentir vergonha de sair de casa ou usar determinadas roupas.

![Foto: Bruna Gabrielle Félix/Pexels](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/pexels_bruna_gabrielle_felix_13883809_0d8f75254e.jpg)

A **falta de disciplina e de disposição** estão entre os principais fatores que dificultam a construção de uma rotina mais saudável. Ao analisar as respostas, Aurélio explica que o sedentarismo é a principal razão para a falta de disposição.

_“As pessoas acabam associando a falta de força e a obesidade a questões genéticas, mas isso só é válido após ser feita a ‘tarefa de casa’. Exercícios de força, equilíbrio e resistência muscular ajudam a manter o metabolismo elevado, melhorando a força, a resistência muscular e a disposição”_, complementa o profissional.

De acordo com a **Organização Mundial de Saúde** (OMS), são recomendados 300 minutos de atividade moderada ou 150 minutos de atividade intensa por semana. No entanto, a maioria das pessoas não faz o mínimo necessário, segundo Aurélio. _“Uma pessoa sem força possui maior dificuldade para executar atividades simples, como fazer um passeio ou mesmo realizar tarefas domésticas. Quando ela começa a realizar exercícios, fortalecendo o seu corpo, todas as atividades do dia a dia se tornam mais fáceis, aumentando a disposição”_, explica.

**_“Percebo que preciso me manter em constante movimento”_**

Mas, então, como manter o corpo saudável?

Escritor do livro _”Manual Prático para Ser Jovem por Mais Tempo: A Roda da Juventude”_, Aurélio garante que as pessoas idosas podem ter **maior qualidade de vida sem precisar realizar grandes esforços** ou investir muitas horas do dia em atividades físicas. Segundo ele, criar uma **rotina** e manter a prática diária de exercícios por 15 ou 20 minutos já é o suficiente para perceber resultados no corpo e na saúde.

![Foto: Rodnae Productions/Pexels](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/pexels_rodnae_productions_8172908_73f0ded6e3.jpg)

**5 dicas para manter a vitalidade e a juventude:**

**Caminhar 30 minutos por dia:** além de afastar o sedentarismo, beneficia a capacidade cardíaca e respiratória, melhora o equilíbrio, contribui com o emagrecimento e estimula o cérebro.
Alongar-se todos os dias: o alongamento ajuda a manter a flexibilidade do corpo, melhorando a mobilidade, a força e o equilíbrio.

**Consumir alimentos mais saudáveis:** uma alimentação equilibrada fornece os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo.

**Dormir bem:** ajuda no controle do peso, melhora o humor, diminui a ansiedade e o estresse, além de contribuir com o sistema imunológico.

**Buscar aliados que ajudem a manter os hábitos saudáveis:** um amigo ou uma pessoa de confiança podem ajudar a seguir um propósito. Cerque-se de pessoas otimistas, confiantes e inspiradoras.

![Clube do Aurélio (Foto: Cortesia)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/clube_do_Aurelio_treino_0f9e7b74fb.jpg)

**_Sobre o Aurélio Alfieri_**

_Aurélio Alfieri é profissional de educação física e autor do livro Manual Prático para ser Jovem por Mais Tempo – A Roda da Juventude (Ed. Appris), que configurou entre os mais vendidos da Amazon em 2022. Possui especialização em Psicologia Corporal e já ministrou mais de 50 cursos e palestras no Brasil e no exterior. Desde 2016, produz vídeos semanais em seu canal no YouTube, que conquistou mais de um milhão de seguidores, com treinos para o público com mais de 50 anos e para pessoas que precisam se exercitar sem impacto. No Instagram já possui quase 300 mil inscritos._

Veja também

Meu menino, foste para mim um milagre, um radioso renascimento …

Durante essa época, pacientes apresentam sinais de exaustão mental, ansiedade …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 41

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI