GPS Brasília comscore

“O MP precisa estar próximo da população”, diz procurador-geral reconduzido ao MPDFT

Ao GPS|Brasília, Georges Seigneur reforçou papel do órgão na promoção de direitos e combate ao crime organizado

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), Georges Fredderico Seigneur, defende que o órgão fiscalizador esteja cada vez mais próximo da sociedade da capital do País. 

Durante entrevista ao GPS|Brasília, o comandante do MP local, o qual acabou de ser reconduzido para mais um biênio, reforçou sua atuação para aproximar-se da população e garantir maior eficiência no cumprimento de suas funções constitucionais.

“O Ministério Público, como defensor da sociedade, ele precisa estar aberto, para que possa receber a população”, destacou.

Seigneur ressaltou que a acessibilidade do Ministério Público é uma prioridade. Entre as ações recentes, estão a criação de centrais de atendimento em todas as unidades do MPDFT e a implantação do “Espaço do Cidadão Digital”, voltado para facilitar o acesso aos serviços por meio virtual.

“É importante estar aberto para receber a população, dialogar com órgãos e atender suas demandas com qualidade”, afirmou.

A atenção às vítimas também foi ampliada, especialmente em processos penais. “A vítima precisa de apoio para prestar depoimentos de forma adequada e se sentir amparada pelo sistema de Justiça”, enfatizou.

Entre as ações de destaque, o MPDFT conduziu investigações sobre fraudes alimentares em presídios e intensificou o combate à corrupção, resultando na recuperação de R$ 100 milhões nos últimos dois anos.

O avanço tecnológico foi outro ponto central da gestão, com o uso de inteligência artificial para acelerar processos e otimizar o trabalho dos promotores.

“Desenvolvemos uma ferramenta que transcreve e resume audiências, permitindo maior agilidade na análise dos casos”, explicou.

Seigneur pontuou, contudo, que a tecnologia atua como suporte, sem substituir a análise humana.

Assista ao vídeo:

Crimes

O enfrentamento ao crime organizado no Distrito Federal foi destacado como um dos grandes desafios do MPDFT. Além disso, Georges Fredderico criticou práticas de alteração de resultado de jogos e o uso de benefícios sociais, como o Bolsa Família, para apostas, afirmando que medidas estão sendo tomadas para coibir esses abusos.

Outra preocupação foi a manipulação de resultados esportivos.

“Essa prática prejudica o prazer do brasileiro em assistir a um jogo limpo. Atuamos para garantir a integridade do esporte”, declarou.

O procurador-geral do MPDFT destacou a importância do equilíbrio entre a firmeza na atuação e a abertura ao diálogo com outros poderes e instituições.

“Não podemos transigir no que está errado, mas o diálogo é fundamental para uma atuação eficaz e ponderada”, disse.

Ele também reforçou a importância de campanhas preventivas, como as voltadas ao combate ao feminicídio, e a fiscalização de políticas públicas em áreas como saúde e educação.

“Casos de mortes por falta de atendimento são inaceitáveis. Nossa atuação é próxima para buscar soluções concretas”, apontou.

Reconhecimento
Reconduzido ao cargo, Fredderico também assumiu a presidência do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais, onde busca fortalecer a integração entre Ministérios Públicos estaduais e federais.

Entre os programas de destaque de sua gestão está o “Pai Legal”, que promove o reconhecimento de paternidade, garantindo direitos básicos às crianças e suas famílias.

“Essa é uma atuação importante para fortalecer a cidadania e assegurar dignidade”, concluiu.

Com uma gestão pautada pela modernização e pela proximidade com a sociedade, Georges Fredderico Seigneur reforçou os objetivos futuros do MPDFT no próximo biênio.

“Queremos consolidar ainda mais essa aproximação com a população e garantir respostas rápidas e eficazes em todas as áreas de atuação.”

Veja também

Sangramento é comum em idosos, surgindo 20 a 45 dias …

Olhou-se mais uma vez refletida nos pedaços do espelho partido. …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 41

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI