GPS Brasília comscore

Embaixada da Itália encerra celebrações da imigração italiana com livro e documentário

Livro e documentário “Imigração Italiana no Brasil – 150 Anos” destacam impacto na sociedade brasileira

A Embaixada da Itália em Brasília reuniu um seleto grupo de autoridades, membros da comunidade ítalo-brasileira e convidados especiais para o lançamento do livro “Imigração Italiana no Brasil – 150 Anos” e a apresentação do documentário de mesmo nome, que destacam o impacto profundo da imigração italiana na formação da sociedade brasileira. O evento culminou em um coquetel de confraternização, reforçando os laços históricos e culturais entre Brasil e Itália, encerrando oficialmente as comemorações pelos 150 anos da imigração italiana no Brasil.

O livro oferece uma narrativa com conteúdo histórico, incluindo fotos e textos originais das autoras Claudia Fonseca, Adriana Marcolini e Marilúcia Bottallo, além de uma seleção de fotografias artísticas assinadas pelo renomado fotógrafo Paulo Vitale. A obra é dividida em duas partes, que retratam desde as travessias dos primeiros imigrantes, até as contribuições sociais, culturais e econômicas que consolidaram a presença italiana no Brasil.

O documentário, por sua vez, traz uma abordagem audiovisual moderna e sensível sobre o tema da imigração italiana. Com duração de 52 minutos, a produção mergulha no impacto da cultura italiana na sociedade contemporânea brasileira, apresentando entrevistas com personalidades de destaque no cenário artístico, político, cultural e econômico do Brasil, como Humberto Campana, Mario Sérgio Cortella, Graziano Messana e Flávio Goldman.

Veja o documentário:

Em sua fala de agradecimento, o embaixador da Itália, Alessandro Cortese, reafirmou o compromisso de celebrar e preservar o legado da imigração italiana, reforçando a importância dessa conexão para as duas nações.

“O maravilhoso livro e o belíssimo documentário, interligados, narram uma história profunda compartilhada entre os dois países, a história da imigração italiana para o Brasil”, disse.

O embaixador ainda aproveitou a oportunidade para fazer uma retrospectiva. “O ano de 2024 foi inesquecível. Além das celebrações deste importante aniversário, destacamos a histórica visita do presidente da Itália Sergio Mattarella, que gerou um intercâmbio político sem precedentes”, ressaltou o embaixador.

Conexão cultural e, quem sabe, aérea
O projeto foi realizado pela Editora e Produtora Brasileira de São Paulo, sob a direção geral de Pedro Saad, com o patrocínio da associação “Italia per San Paolo”, presidida por Sandra Papaiz e Graziano Messana, além de outros importantes expoentes da comunidade ítalo-brasileira, como Sergio Comolatti, Massimo Bauducco e a Fundação Itaú.

Mas a ligação entre os dois países pode ficar mais forte, sobretudo entre as capitais Brasília e Roma. Ao GPS Brasília o embaixador Alessandro Cortese falou com exclusividade do seu empenho em trazer para a capital um voo direto para Roma. “Hoje, 20% dos passageiros que fazem o voo da TAP entre Brasília e Lisboa têm como destino final a cidade de Roma. Já é o suficiente para termos um voo direto daqui para lá”, destacou.

Veja também

Fomos conhecer o W São Paulo, no coração da capital …

Confira dicas e estratégias para incentivar alimentação mais saudável nas …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 41

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI