_“Já chegou verão, calor no coração, a festa vai começar…”_ alguns esperam o ano inteiro por essa época. Conhecida por ter** sol, férias de fim de ano, viagens, boas histórias para contar e experiências únicas**. Porém, não se pode generalizar. Em Brasília, por exemplo, esta é a época do ano que mais chove. O Brasil é muito grande, e possui muitas diferenças. Por isso, o **GPS** separou as curiosidades mais interessantes sobre o verão. Confira!
![Foto: Unsplash](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/anna_demianenko_X912jiy57_JU_unsplash_ad85e64111.jpg)
Hoje, 21, países do Hemisfério Sul passarão pelo fenômeno chamado **solstício de verão**. A data marca o momento em que um lado da Terra fica iluminada por mais tempo que o comum. O evento astronômico é caracterizado pelo desalinhamento da Linha do Equador, eixo de rotação da Terra que divide os hemisférios Norte e Sul, com o Sol. O fenômeno acontece durante um momento muito específico do dia: quando o hemisfério atinge o **pico de iluminação**. Neste ano, o auge _no Brasil acontece às 18h48_.
Com os dias mais longos, temos, em contrapartida, as noites mais curtas. E por isso, o verão é considerado uma estação que provoca **felicidade nas pessoas**. Isso é explicado pela exposição maior ao sol, que causa a produção de _serotonina_, neurotransmissor responsável pelo nosso humor. Não é atoa que muitos esperam ansiosamente a chegada do período.
Especificamente no Centro-Oeste, esta é uma época de muita chuva. O clima em Brasília é classificado como clima tropical de estações úmida e seca, também chamado de ‘clima de savana’_. Nesse tipo de clima, o ano possui duas estações opostas: **um verão chuvoso**, entre os meses de outubro e abril, e um **inverno seco**, entre maio e setembro.
![ Foto: Nilson Carvalho](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/26939712013_24f9f7c3c2_k_63b6036e04.webp)
Nas regiões litorâneas, é possível que tenha alta quantidade de chuva também, mas o calor não fica para trás. São dias de altas temperaturas e muito sol, e assim a** desidratação também é um fator preocupante**, visto que, nesse período, o organismo perde mais água do que ganha e o nosso corpo tende a aumentar a necessidade de líquidos. Isso acontece porque precisamos manter uma temperatura adequada e o principal mecanismo para essa regulação é a transpiração, que faz aumentar a eliminação de água e sais minerais. Por isso, **não deixe de beber água**, principalmente, nesta época do ano.
Além da desidratação, existem outros problemas, como **queimaduras, insolação, alergias e micoses.** Outro grande problema no verão é a ocorrência de dengue. O número de casos aumenta consideravelmente durante o verão em razão do aumento da ocorrência de chuvas, o que favorece a proliferação do mosquito.
A alimentação também é um fator que precisa de atenção nestes dias. Evite alimentos não refrigerados, especialmente na praia, como queijos, camarão e sanduíches. Modere o consumo da bebida alcoólica, pois além de serem ricas em calorias, possuem efeito diurético, comprometendo assim a hidratação e são pobres em valor nutritivo.
As frutas cítricas e tropicais, chás gelados, água de coco e sucos naturais produzidos em casa, de preferência sem açúcar são as melhores opções. Sanduíches naturais com pão de forma integral ou pão sírio integral, barra de cereal caseiras e cookies integrais também são boas opções.
Carnes brancas e cortes de carne bovina magra, grelhados, cozidos e assados são as mais indicadas. Evite frituras, que não combinam com o clima quente do verão e são extremamente calóricas.
![Foto: Unsplash](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/raphael_biscaldi_7_R_Qf2_X6a_XXI_unsplash_3ab4b14df7.jpg)
Como tudo na vida, tem o lado positivo e o negativo. Se estiver atento aos cuidados necessários, pode ser sim a melhor época do ano. Com as férias escolares, muitas famílias programam viagens e passeios para lugares incríveis. Festas de fim de ano, como Natal e Réveillon também são motivos para viagens de verão. O importante é se jogar e aproveitar!