GPS Brasília comscore

Fórum Lide: Brasil avança na transição energética, mas desafios permanecem

Líderes discutem a importância da energia limpa e as estratégias para transformar o Brasil em referência global

No Fórum Lide Brasil, realizado nesta quarta-feira (4) em Brasília pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais em parceria com o portal Brasil 247, especialistas e autoridades debateram os avanços e desafios da transição energética no Brasil. A energia limpa, especialmente solar e eólica, foi o tema central, com foco nas soluções para transformar o Brasil em um líder global neste setor.

 

Impactos

O ministro Gilmar Mendes, do STF, também se manifestou sobre a importância da energia limpa, citando os ativos do Brasil, como energia solar e hidrelétrica, e os riscos das mudanças climáticas. Mendes lembrou os recentes eventos climáticos, como enchentes e secas, como sinais de que políticas ambientais mais eficazes são urgentes. Ele enfatizou a responsabilidade do Brasil em preservar seus recursos naturais e defender o meio ambiente.

Paulo Octávio e Gilmar Mendes | Foto: Rayra Paiva

Paulo Octávio e Gilmar Mendes | Foto: Rayra Paiva

 

Carbono

O governador do Pará, Helder Barbalho, trouxe à tona o mercado de créditos de carbono, resultado da redução do desmatamento no estado. Barbalho informou que o Pará já certificou 300 milhões de toneladas de carbono, com 12 milhões comercializadas por cerca de R$ 1 bilhão. “Esse mercado representa uma nova economia para o Pará, beneficiando comunidades e incentivando práticas sustentáveis”, disse o governador.

Desafios

Jean Paul Prates, ex-presidente da Petrobras, abordou os desafios de coordenar a transição energética no Brasil. Para ele, apesar do potencial do país, as fontes locais de energia exigem planejamento regional e podem gerar tensões. “No futuro, cada região precisará resolver suas demandas energéticas de forma local, o que pode gerar conflitos, especialmente em um país com uma matriz tão diversa como a do Brasil”, afirmou Prates. Ele também destacou a necessidade de uma estratégia clara para garantir que o Brasil use sua posição privilegiada de forma eficaz.

Jean Paul Prates | Foto: Rayra Paiva

Jean Paul Prates | Foto: Rayra Paiva

 

Energia renovável

Roberto Giannetti, head do LIDE Infraestrutura, destacou o avanço das tecnologias de hidrogênio verde e baterias estáticas, essenciais para a transição energética. “O hidrogênio verde será fundamental para setores como a mobilidade urbana e a indústria, enquanto as baterias estáticas resolverão problemas de intermitência na geração de energia renovável, como solar e eólica”, disse Giannetti.

Roberto Giannetti | Foto: Rayra Paiva

Futuro

Paulo Octávio, presidente do Lide Brasília e do PSD-DF, também abordou o crescimento da energia solar na capital federal. Ele destacou que, atualmente, 20% dos empreendimentos em Brasília utilizam energia solar e que em seus próprios empreendimentos a energia é 100% solar. “A energia solar é uma fonte limpa, econômica e sustentável, que oferece redução de até 20% nos custos para os consumidores”, afirmou Octávio.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Com 430 marcas confirmadas, feira reforça importância do mercado de …

Associar cura ao tratamento requer considerar diversos aspectos físicos que …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.